Contribuir para a promoção do processo de ensino e aprendizagem em parceria com a equipe escolar buscando encontrar estratégias para superar as demandas apresentadas pelo contexto escolar, bem como favorecendo ações que visam o cuidado da Saúde Mental da comunidade escolar.
- Identificar e analisar necessidades de natureza psicopedagógica emergentes no contexto educacional e redefini-las conforme modelo de atuação do psicólogo escolar (institucional e não clínico).
- Construir instrumentos e procedimentos de coleta de informações sobre as organizações para fins de diagnóstico institucional.
- Favorecer espaço de escuta psicológica no âmbito da saúde mental do trabalhador, discriminando e elegendo diferentes estratégias pertinentes de intervenção: institucional, e coletiva.
- Atuar de modo interdisciplinar, nos cenários organizacionais e institucionais, considerando a pertinência dos processos e fenômenos psicológicos envolvidos.
- Realizar orientação e aconselhamento psicológico no campo da orientação profissional.
- Elaborar, conforme normatização de classe, evoluções, relatórios, pareceres, laudos e outros documentos produzidos pelo psicólogo.
- Construir espaços de diálogos permanentes, com o intuito de reflexão-ação-reflexão sobre os aspectos institucionais
- Analisar as divergências ou não, avanços e desafios existentes sobre a perspectiva de Educação, bem como, as concepções ideológicas e filosóficas que estão subjacentes às práticas educativas de cada colégio.
- Compreender aspectos da gestão escolar: relações estruturais entre os diversos grupos (direção, gerentes, professores, toda a comunidade escolar) e o impacto dessas relações como promotoras de desenvolvimento e aprendizagem aos alunos;
- Fomentar na instituição uma cultura para o cuidado da Saúde Mental e da Diversidade.
- Oportunizar espaços de interlocução com e entre professores, assessores pedagógicos e alunos, com intuito de analisar e refletir mudanças que sejam necessárias para orientar a metodologia de ensino;
- Instrumentalizar a equipe pedagógica e corpo docente diante das particularidades existentes;
- Fornecer subsídios teóricos e metodológicos para que ocorram tanto numa perspectiva coletiva quanto individual, valorizando os conhecimentos dos professores, sua prática e a sua identidade profissional.
Inclusive respeitando o tempo do professor para assimilar a necessidade de novas ressignificações que o trabalho do psicólogo escolar demanda;
- Reuniões que promovam situações didáticas de apoio aprendizagem do aluno, incorporadas às práticas pedagógicas cotidiana;
- Construção de alternativas teóricos-metodológicas de ensino e de avaliação, objetivando o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos;
- Construção de grupos reflexivos com os alunos;
- Elaboração dos documentos, seja eles caracterizado como proposta ou planos de ações auxiliam na tomada de consciência das responsabilidades, papéis e funções que o psicólogo escolar e o Colégio tem diante de seus compromissos voltados para efetivação para garantir o acesso e a permanência dos alunos.
- Auxiliar a construção e implementação da Proposta de Institucional de Inclusão.