Formação Acadêmica: - Licenciatura completa em Pedagogia. - Pós-graduação completa em Orientação Educacional, Educação Socioemocional, Psicopedagogia, Neuroeducação ou Desenvolvimento Humano. Experiências e Conhecimentos Essenciais: - Experiência comprovada como Orientador(a) Educacional na Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais. - Vivência como docente da Educação Infantil e/ou Anos Iniciais, preferencialmente em instituições de referência na educação básica. - Conhecimento aprofundado da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua aplicação na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. - Experiência com educação socioemocional, desenvolvimento infantil, metodologias de ensino-aprendizagem, práticas de educação inclusiva e legislação educacional. - Habilidade para lidar com as demandas do cotidiano escolar, mediando conflitos e promovendo um ambiente acolhedor e seguro para crianças, famílias e equipe pedagógica. - Familiaridade com normativas da educação básica, incluindo diretrizes para educação infantil, ensino fundamental e práticas inclusivas. - Conhecimento na condução de projetos pedagógicos interdisciplinares, voltados ao desenvolvimento integral dos alunos. - Experiência com mediação de conflitos, orientação de famílias e apoio ao desenvolvimento emocional e comportamental dos estudantes. - Habilidade para atuar em parceria com docentes, coordenadores e famílias, fortalecendo o trabalho em equipe e a comunicação escola-família. - Familiaridade com ferramentas e plataformas digitais educacionais, com capacidade de utilizá-las para registro, acompanhamento e análise do desenvolvimento dos alunos.Competências Comportamentais: - Habilidade de comunicação clara e sensível, estabelecendo um diálogo construtivo com crianças, famílias e equipe escolar. - Empatia e escuta ativa, com sensibilidade para compreender e atender às necessidades individuais dos alunos. - Postura acolhedora e ética, promovendo um ambiente escolar seguro, inclusivo e respeitoso. - Capacidade de trabalho em equipe, colaborando com diferentes áreas para garantir o bem-estar e o desenvolvimento dos alunos. - Proatividade na identificação de desafios e na proposição de soluções alinhadas às diretrizes pedagógicas da instituição. - Comprometimento com o desenvolvimento integral das crianças, respeitando seus ritmos e estimulando seu crescimento cognitivo, emocional e social. Trabalho desenvolvido junto à equipe escolar: - Atuar em parceria com a coordenação pedagógica, apoiando a equipe escolar na promoção do desenvolvimento socioemocional e na construção de um ambiente escolar acolhedor. - Participar ativamente de reuniões pedagógicas e institucionais, contribuindo com um olhar voltado para as relações interpessoais, convivência escolar e inclusão. - Acompanhar a transição entre os segmentos (Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais), promovendo trocas de informações entre equipes e auxiliando na adaptação dos alunos. - Observar e acompanhar aulas para compreender dinâmicas de grupo e apoiar educadores na identificação de desafios relacionados ao comportamento, socialização e dificuldades de aprendizagem. - Apoiar na construção de estratégias para alunos que necessitam de adaptações pedagógicas e acompanhamento diferenciado, em conjunto com a equipe pedagógica. - Propor e conduzir ações e projetos voltados ao desenvolvimento socioemocional e inclusão escolar, sempre alinhados com a equipe pedagógica e a proposta da escola. - Apoiar os educadores na mediação de conflitos e construção de estratégias para fortalecer vínculos e melhorar a convivência entre alunos. - Acompanhar, junto aos educadores e coordenação pedagógica, o comportamento, as interações e o desempenho pedagógico dos alunos, identificando aqueles que precisam de suporte adicional. - Participar de eventos da escola, contribuindo com ideias e apoio na organização de atividades voltadas ao bem-estar e a inclusão dos alunos. - Registrar e manter atualizados documentos referentes aos atendimentos e reuniões sobre os alunos. Trabalho desenvolvido junto aos estudantes: - Construir um vínculo de confiança com os alunos, promovendo um ambiente de acolhimento e segurança emocional. - Desenvolver atividades que incentivem o autoconhecimento, a empatia e a convivência respeitosa. - Mediar conflitos, promovendo escuta ativa e diálogo entre os alunos, sempre respeitando as diretrizes institucionais e alinhando as ações com a equipe pedagógica. - Apoiar os alunos em desafios emocionais, sociais e comportamentais, auxiliando na construção de estratégias para superação de dificuldades. - Acompanhar estudantes com necessidades educacionais específicas, contribuindo para o planejamento de adaptações pedagógicas que favoreçam seu aprendizado e participação ativa na rotina escolar. - Sensibilizar os alunos para o respeito à diversidade, promovendo atividades que fortaleçam a cultura da inclusão. - Estimular o desenvolvimento de habilidades sociais por meio de intervenções individuais e coletivas. - Planejar e conduzir ações preventivas e educativas sobre convivência, respeito às diferenças e resolução de conflitos. Trabalho desenvolvido junto às famílias e especialistas externos: - Atender e orientar famílias, esclarecendo dúvidas e promovendo uma relação de parceria entre escola e responsáveis. - Sensibilizar as famílias para aspectos fundamentais do desenvolvimento infantil e da aprendizagem, sempre respeitando o papel da escola e da família no processo educativo. - Compartilhar informações sobre o comportamento, desenvolvimento e dificuldades dos alunos, mantendo um diálogo próximo com os responsáveis e a equipe pedagógica. - Apoiar a comunicação entre a escola e as famílias em situações de desafios comportamentais ou dificuldades de aprendizagem, sempre em alinhamento com a coordenação pedagógica. - Orientar e acompanhar encaminhamentos para avaliações externas, colaborando com especialistas para garantir suporte adequado aos alunos com necessidades educacionais específicas. - Colaborar na implementação de estratégias de inclusão, garantindo que os estudantes com necessidades especiais ou dificuldades de aprendizagem tenham acesso a recursos e adaptações pedagógicas necessárias. - Receber novas famílias e estudantes, proporcionando um acolhimento inicial e facilitando a adaptação ao ambiente escolar.