Fundada em 1962, a AESC tem sua origem na Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, presentes no Rio Grande do Sul desde 1915, e que aqui se estabeleceram com o propósito de acolher e cuidar, de modo particular, pessoas migrantes fragilizadas na sua condição socioeconômica e cultural, desde seus países e localidades de origem.
Hoje somos mais de 4 mil pessoas colaboradoras nos segmentos de educação, saúde e responsabilidade social.
Nossa unidade de responsabilidade social está presente na cidade de Caxias do Sul, com o Centro de Atendimento ao Migrante.
Nossas unidades de educação estão presentes nas cidades de Farroupilha, Colégio Nossa Senhora de Lourdes, em Caxias do Sul, Colégio São Carlos, e em Santa Vitória do Palmar, Colégio São Carlos.
E nossas unidades de saúde estão presentes nas cidades de Porto Alegre, com hospitais e serviços de referência no RS e no Brasil, Hospital Mãe de Deus, Hospital Santa Ana e Centros de Atenção Psicossocial. Na cidade de Capão da Canoa, Hospital Santa Luzia, e na cidade de Torres, Hospital Nossa Senhora dos Navegantes.
/n
* Formação completa em farmácia
* Especialização em Oncologia.
* Experiência na área oncológica.
/n
1. Realizar tarefas específicas de desenvolvimento, produção, dispensação, controle, armazenamento, distribuição e transporte de produtos e medicamentos da Farmácia Oncológica.
2. Assegurar condições adequadas de indicação, prescrição, preparação, conservação, transporte, administração e descarte da Terapia Antineoplásica.
3. Realizar pesquisa sobre efeitos dos medicamentos e possíveis interações com outras drogas e/ou alimentos.
4. Orientar pacientes e equipe sobre o uso de produtos e medicamentos oncológicos, visando promover o uso seguro e racional dos medicamentos, comprometendo-se com o resultado.
5. Realizar a manipulação dos quimioterápicos e assegurar que a mesma atenda as boas práticas de preparo.
6. Garantir os requisitos para a manipulação/fracionamento de preparações estéreis contendo cistostáticos.
7. Garantir a qualidade dos medicamentos/ produtos e serviços farmacêuticos avaliando todos os procedimentos de limpeza, desinfecção, conservação e transporte da TA.
8. Monitorar o cumprimento dos procedimentos de limpeza e desinfecção das áreas, instalações, equipamentos e materiais empregados na preparação da TA.
9. Dispensar medicamentos e outros produtos para a saúde (correlatos).
10. Avaliar prescrição.
11. Apoiar o comitê de padronização e realizar avaliação quanto a viabilidade técnica e financeira dos medicamentos/materiais utilizado na oncologia.
12. Notificar farmacovigilância.
13. Monitorar processos, áreas e equipamentos.
14. Capacitar a equipe envolvida direta ou indiretamente, com a aplicação do procedimento, por meio de programas de educação permanente, devidamente registrados.
15. Assegurar condições para o cumprimento das atribuições gerais da equipe.
16. Realizar o preenchimento dos rótulos com informações como prazo de validade, condições de conservação e transporte, volume total, cuidados na administração e nome do responsável pela manipulação.
17. Realizar o cálculo do volume de medicamento quimioterápico a ser aspirado e adicionado ao soro pelo farmacêutico manipulador. Este deve realizar a dupla checagem dentro de sala.
18. Realizar o registro do número sequencial de controle de cada um dos produtos utilizados na manipulação dos medicamentos da TA.
19. Gerenciar tarefas administrativas: orçamentos e atendimento de contas para ambulatório e unidade de internação; justificativas de reaproveitamento e justificativas técnicas aos convênios.
20. Assegurar informações de dados para confecção de Indicadores quantitativos e qualitativos.
21. Realizar gestão de estoque assegurando sempre disponibilidade do medicamento conforme agenda semanal.
22. Realizar gestão de controle de validade do estoque de medicamento e materiais.
23. Contribuir com os conhecimentos da farmácia oncológica participando e debatendo em rounds multidisciplinares.
24. Controlar estoque de medicamentos e materiais realizando inventários sistemáticos.
25. Realizar gestão do quadro de pessoas (auxiliares de farmácia).
26. Realizar cadastro de novos protocolos no sistema PEP.
27. Contribuir com informações para o preenchimento do formulário de novas tecnologias.