Diariamente atende ao público na drogaria para a dispensação de medicamentos aos clientes: lê e interpreta os receituários médicos, busca o produto nas prateleiras, orienta o cliente quanto ao seu uso e aplicação (posologia, cuidados, possíveis efeitos colaterais, etc.)
e processa a venda.
Orienta o balconista de medicamentos na dispensação de medicamentos, esclarece dúvidas técnicas garantindo uma dispensação com responsabilidade e segurança.
Mantém-se atento aos produtos expostos e seus prazos de validade providenciando a necessária correção ao constatar eventuais divergências, determinando o recolhimento dos produtos com prazos vencidos ou próximos à data limite, para incineração por empresa terceirizada conforme é previsto no procedimento operacional da empresa.
Habitualmente responsabiliza-se pela reposição de produtos na seção de medicamentos, recebimento, conferência e armazenamento no estoque: monitora a quantidade de produtos em estoque, emite requisições de compra, recebe e confere os lotes observando o correto atendimento dos pedidos, origem dos produtos, prazos de validade, apresentação das embalagens e cuida do seu armazenamento zelando pelas condições de temperatura, organização e funcionalidade do local.
Responsável em realizar entradas e saídas de medicamentos controlados (Port.344) no SNGPC (sistema nacional de gerenciamento de produtos controlados), é responsável pela transmissão regular dos arquivos XML para a ANVISA, preenche planilhas de controle de temperatura do ambiente de vendas e dos produtos termolábeis para atender à legislação, quanto ao controle de medicamentos especiais, ou relatando a necessidade de inutilização de produtos com a validade vencida.
Mantém atualizada a documentação para funcionamento do estabelecimento (alvarás, AVCB, certidão de regularidade, licença sanitária municipal, AFE, certificado de transmissão regular do SNGPC, relatórios de inspeção e outros).
Mantém- se atualizado, treina e atualiza a equipe de loja sobre novos procedimentos, mudanças na legislação, lançamentos de novos produtos e técnicas inerentes ao seu campo de atuação.
Eventualmente atende a fiscalização de órgãos públicos (CRF, Vigilância Sanitária e outros) e providencia a documentação requerida ou procede aos ajustes necessários apontados pelos fiscais.
Esporadicamente e em revezamento com demais balconistas e farmacêuticos, realiza os serviços de aplicação de medicamentos injetáveis unicamente pela via IM ( Intra Muscular), perfuração de lóbulo auricular, verificação de pressão arterial.
Para tanto, recebe no ato da contratação todos os EPIs necessários, sendo disponibilizada no local de trabalho uma sala apropriada, preparada e que disponibiliza todo o material necessário (Descarpak, Álcool Etílico 70%, Lixeiras apropriadas, Luvas descartáveis, sabonete liquido anti-séptico, papel toalha descartável, seringas e agulhas descartáveis) para garantir a segurança do cliente e do balconista de medicamentos.
Desejável experiência na função.