**Acompanhar e orientar e participar na realização das atividades de enfermagem do trabalho, controlando os processos de exame toxicológicos, ASO e atestados médicos. Efetuar o acompanhamento, orientação e contato das readaptações. Realizar procedimentos de enfermagem e prescrição de ações aos funcionários. Realizar a gestão de documentação legal da área de enfermagem.**
**Responsabilidades e atribuições**:
- Acompanhar e orientar técnicamente sobre os procedimentos implantados na empresa a equipe técnica em saúde e segurança do trabalho, bem como, acompanhar a performance.
- Controlar os processos de exames toxicológicos, auxiliando na aquisição do exame do fornecedor e acompanhando e lançando o resultado no sistema (Matriz e filiais), visando o atendimento a portaria do Ministério do Trabalho, a transmissão dos resultados, via CAGED e evitar acidentes em decorrência do uso de substâncias psicoativas;
- Manter controle sobre os ASO´s e atestados médicos, acompanhando os lançamentos, participando de treinamentos para atualização e repasse a equipe e apoiando os multiplicadores sobre os CID´s apresentados nos atestados, visando o acompanhamento da saúde do funcionário, a apuração se a patologia apresentada se enquadra no NTEP e atuando na minimização desse enquadramento;
- Controlar as readaptações temporárias, contatando com o médico do trabalho para solicitar possíveis readaptações, evitando o afastamento do funcionário e reaproveitando-o temporariamente em outras atividades;
- Gerir o atendimento, através de relatórios extraídos do sistema, analisando as patologias apresentadas e o cargo exercido, contribuindo para evitar afastamento pela previdência e o enquadramento no NTEP, bem como, acompanhar a saúde do funcionário, reduzindo os casos de presenteísmo;
- Atender aos funcionários, aferindo pressão arterial, controle de glicemia, consultas de enfermagem, primeiros socorros, e outros, para atenuar consequências e proporcionar apoio e conforto ao funcionário e encaminhando-o, quando necessário, a um especialista;
- Efetuar a gestão de PCD (pessoas com deficiência), controlando a documentação apresentada, acompanhando o encaminhamento do funcionário ao médico, e comunicando a Administração de Pessoal, quando do enquadramento na cota, para fins de atendimento ao Ministério do Trabalho e controle do número de PCD em relação ao número exigido legalmente;
- Visitar os postos de trabalho da Matriz que possuem Kit de primeiros socorros, a fim de verificar a validade dos materiais e providenciar a reposição necessária, visando o acompanhamento do PCMSO e a disponibilidade de materiais para atendimento emergencial;
- Contatar com clínicas especializadas ou multiplicadores de Avaliação do sono para motoristas, prestando esclarecimento sobre a realização dos testes e providenciando plano de ações em relação aos resultados apresentados, visando o atendimento as exigências do cliente e a definição do melhor turno para a realização das atividades;
- Realizar cotações de documentos legais e exames, contatando 3 ou mais fornecedores, buscando o menor custo e a qualidade do material adquirido;
- Gerir documentos legais, tais como: PCMSO, PPR, PCA e outros, conferindo as informações inseridas e solicitando e acompanhando eventuais alterações, para fins de atendimento a norma regulamentadora e acompanhamento da saúde dos funcionários;
- Elaborar material para apresentação em palestras e treinamentos relacionados a promoção a saúde, primeiros socorros, e outros, em atendimento a solicitação dos clientes e para manter os funcionários instruídos e atualizados;
- Cuidar da reabilitação profissional, inteirando-se através de ofício recebido do INSS, buscando uma colocação junto aos gestores das diversas áreas, acompanhando o reabilitado, repassando avaliação ao INSS e realizando, quando aprovado, a inserção nas cotas de PCD;
- Apoiar o Gerente na elaboração de procedimentos e projetos para a gestão de SSMA;
- Coordenar campanhas de DST, pressão arterial, diabetes e vacinações, contatando fornecedores, buscando materiais, profissionais e equipamentos, visando a conscientização dos funcionários em relação à saúde e a imunização;
- Prestar Suporte a Gerência apoiando-o com informações, posicionando-o sobre acidentes de trabalho, fornecendo contatos de profissionais ligados à área médica, entre outros;
- Atender e realizar outras atividades profissionais correlatas e inerentes ao cargo, conforme orientação e solicitação do Superior imediato.
- É de responsabilidade do colaborador atender aos aspectos de SSMA e Qualidade em suas atividades diárias e garantir o melhor atendimento a seus clientes, interno e externos.
**Requisitos e qualificações**
Mínima: Ensino Superior em Enfermagem**
**Desejável**: Pós Graduação em Enfermagem do Trabalho
**EXPERIÊNCIA**
**Mínima: 6 meses**
**De