_O Gerente de Contrato_ do Projeto é a pessoa responsável por gerenciar todos os aspectos contratuais do projeto, desde a revisão e aprovação dos termos e condições do contrato até o fechamento de todas as discussões comerciais ao final do projeto, incluindo o gerenciamento de mudanças e pleitos, tanto para clientes quanto para os subcontratados e a interface com o cliente e parceiros.
- Espera-se que o profissional contribua para a criação de uma cultura de ética e integridade dentro da Subsea 7 e garanta a familiaridade e adesão ao nosso Código de Conduta.
**Responsabilidades e atribuições**
- Conhecer os princípios contratuais do grupo Subsea 7;
- Formular e qualificar as provisões contratuais, obtendo as aprovações internas aplicáveis;
- Garantir que as provisões contratuais sejam cumpridas;
- Gerenciar e compilar evidências para fundamentar e comprovar os direitos contratuais;
- Manter interface constante com os Gerentes de Pacote no intuito de capturar alterações ao escopo contratual que devam ser objeto de uma mudança do contrato (_Variation Orders_);
- Gerenciar o cliente e o contrato, com habilidade crítica para buscar melhores condições para a Subsea 7 e para o projeto, incluindo identificação, rastreamento e comunicação sobre as alterações contratuais;
- Identificar, gerenciar e tratar os riscos comerciais;
- Gerenciar e antecipar o processo de tratamento de pleitos contratuais e de seguros; incluindo sua a quantificação, apresentação e resolução;
- Revisar, aconselhar, elaborar, negociar e estabelecer documentos contratuais com clientes e subcontratados/fornecedores de serviços e equipamentos, maximizando as oportunidades comerciais;
- Atuar como um membro chave da equipe de gerenciamento de projetos e participar de discussões e decisões comerciais estratégicas;
- Supervisionar e conduzir a reunião interna de kick-off de contratos e gerenciamento do projeto;
- Supervisionar e conduzir a reunião interna (e eventualmente com parceiros) de gestão de mudanças, para maximizar as oportunidades comerciais da empresa;
- Garantir e identificar todas as obrigações e direitos contratuais com clientes e subcontratados, ao longo de todo o projeto;
- Monitorar as principais entregas do cliente, bem como identificar riscos e oportunidades em caso de falha ou atrasos das entregas;
- Organizar sessões de treinamento para conscientização das questões relativas ao Contrato para a equipe do projeto;
- Executar todas as tarefas administrativas contratuais do projeto de maneira oportuna e eficiente, incluindo a preparação/revisão de toda a correspondência (excluindo comunicação técnica pura) de e para o cliente e subcontratados/fornecedores críticos, acompanhamento dos requisitos para elaboração de relatórios para os Clientes, emissão de solicitação de alterações contratuais (incluindo manutenção do registro de pedidos de mudança - gestão de mudanças contratuais), avisos, seguros, garantias, andamento e processo de faturamento;
- Participar das reuniões de _Project Review_ e fornecer informações para os relatórios de _Project Review;_
- Participar ativamente e regularmente em reuniões de projeto envolvendo o cliente, particularmente aquelas com agenda comercial/contratual;
- Conduzir o processo de gerenciamento de mudanças, identificar, em associação com a equipe do projeto, preparar e buscar todos os pedidos de variação e examinar eventos incomuns para estabelecer causa, efeito e responsabilidade; e preparar e gerenciar os pleitos;
- Preparar e gerenciar o projeto de _Construction All Risk_ (CAR) e outros sinistros de seguros, incluindo notificar o Gerente de Seguros sobre os sinistros atuais e potenciais;
- Aconselhar sobre condições e variações dos contratos de subcontratação, aprovar as variações de acordo com o procedimento apropriado, preparar o _flowdown_ das cláusulas contratuais, bem como realizar revisões quando preparados por outros;
- Garantir o cumprimento do atendimento dos documentos contratuais pelas subcontratas em relação ao respeito à cultura HSEQ da Subsea 7;
- Apoiar a equipe de _Supply Chain Management_ (SCM) durante toda a fase de execução;
- Acordar e gerenciar com cliente e fornecedores/subcontratados a execução final do projeto;
- Garantir que o procedimento de faturamento seja observado, incluindo o acompanhamento do progresso físico do projeto, de forma que o _cashflow_ do projeto ocorra como planejado;
- Supervisionar a conclusão do encerramento contratual do projeto e a entrega de quaisquer obrigações junto ao departamento jurídico e de acordo com a legislação específicas do país.
**Requisitos e qualificações**
- Formação superior completa em Engenharias, Administração de Empresas ou Advocacia;
- Excelentes habilidades analíticas com conhecimento adequado de Microsoft Project, Excel e Power BI;
- Vasta experiência em gerenciamento de contratos ou função Jurídica na