Executar atividades relacionadas com o serviço de higiene, medicina e segurança do trabalho, integrando equipes, para propiciar a preservação da saúde e valorização do trabalhador.
Elaborar e executar planos e programas de promoção e proteção à saúde dos empregados, participando de grupos que estudam as causas de absenteísmo, fazem levantamentos de doenças profissionais e lesões traumáticas.
Executar e avaliar programas de prevenção de acidentes e de doenças profissionais e não profissionais, para propiciar a preservação da integridade física e mental do trabalhador.
Prestar orientação e encaminhamento, em caso de acidente ou doença, administrando medicamentos e tratamentos e providenciando o posterior atendimento médico adequado, para atenuar consequências e proporcionar apoio e conforto ao paciente; Treinar trabalhadores, instruindo-os sobre o uso de roupas e material adequado ao tipo de trabalho, para reduzir a incidência de acidentes; Registrar dados estatísticos de acidentes e doenças profissionais, mantendo cadastros atualizados, a fim de preparar informes para subsídios processuais nos pedidos de indenização e orientar em problemas de prevenção de doenças profissionais.
Organizar e analisar dados e documentos administrativos referente ao setor; Padronizar normas e procedimentos de enfermagem e monitorar o processo de trabalho.
Planejar ações de enfermagem, levantar necessidades e problemas, diagnosticar situações, estabelecer prioridades e avaliar resultados.
Implementar ações para promoção da saúde, participar de trabalhos de equipes multidisciplinares, definir estratégias de promoção da saúde para situações e grupos específicos.