Um hospital 100% SUS que se destaca pela humanização.
Há quem elogie nossa estrutura de excelência, gestão inovadora e tecnologia de ponta.
E sim, tudo isso impressiona. Mas, na verdade, nosso maior diferencial é o jeito de cuidar, com foco total no paciente. A essência que nos move, corredor a corredor, leito a leito, tem como bases a gestão participativa e uma equipe totalmente comprometida.
Nós somos feitos de pessoas e corações, que se dedicam a receber, acolher e cuidar, diariamente.
Por isso, ORGULHO!
Por sermos referência para Belo Horizonte e região metropolitana e por estarmos sempre prontos e dispostos a atender, fazendo do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro o melhor lugar para receber cuidado.
Nossa estrutura O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) ocupa uma área construída de 46.000 m², com 13 andares e heliponto.
São 460 leitos, sendo 80 de CTI, e 16 salas de cirurgias.
O HMDCC tem perfil de atenção em urgência e emergência clínica, cirúrgica e AVC com atendimento referenciado e regulado pela Central de Internação da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.
Somos também referência para a Rede SUS-BH e para Minas Gerais no atendimento de alta complexidade nas seguintes especialidades: clínica médica, ortopedia, cirurgia geral, cirurgia vascular, neurocirurgia, neurologia e urologia.
Por ano, realizamos mais de 16 mil internações, 8 mil cirurgias, 100 mil exames de imagens e 820 mil exames laboratoriais.
Modelo pioneiro O HMDCC é resultado de uma Parceria Público Privada entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a Concessionária ONM Health, em um modelo pioneiro no Brasil. /n 1- Registro de Qualificação de Especialista (RQE) no Conselho Regional de Medicina como Médico(a) Clínica Médica ou na área de Emergência ou Terapia Intensiva ou protocolo de solicitação deste registro; OU 2- Declaração de conclusão de Residência Médica ou especialização em: Clínica Médica, Emergência ou Terapia Intensiva – adulto.
/n ? Atuar como Médico Clínico Horizontal, realizando evolução, exame clínico, diagnóstico, propedêutica, tratamento, relatório médico e sumário de alta para os pacientes encaminhados à instituição, tomando as providências necessárias para a assistência integral ao paciente; ? Registrar claramente no prontuário todo raciocínio clínico, condutas adotadas e propostas de acordo com as normas institucionais e previstas no Sistema Único de Saúde - SUS; ? Responsabilizar-se, em conjunto com a equipe multidisciplinar, pelo cuidado aos pacientes, atendendo de forma humanizada, com gerenciamento de riscos, e buscando a excelência em qualidade e segurança para o paciente; ? Realizar transição de cuidados na troca de plantão ou na transferência intrasetorial, intersetorial e externa, prestando informações completas, claras e objetivas de acordo com o modelo padronizado adotado na instituição a fim de haver continuidade adequada do cuidado; ? Estabelecer contato contínuo com o médico plantonista, com o Médico interconsultor ou comanejador e com a equipe multidisciplinar a fim de obter ou prestar informações precisas sobre o paciente e definir condutas em decisão conjunta e baseadas nas mais recentes evidências científicas disponíveis; ? Participar das corridas de leitos multiprofissionais para definição diagnóstica, do percurso assistencial e do plano de cuidados de todos os pacientes internados no hospital, bem como para o planejamento multidisciplinar da alta hospitalar; ? Solicitar interconsulta para Médicos de outras especialidades quando for indicada avaliação e conduta especializada; ? Esclarecer dúvidas e atender as demandas da equipe multidisciplinar e de enfermagem; ? Prestar informações sobre o diagnóstico e o plano de cuidados para os pacientes e familiares, sempre que necessário; ? Fazer contrarreferência dos pacientes para a rede de saúde, a fim de assegurar a continuidade do cuidado; ? Acompanhar a evolução do paciente; ? Prever e atuar nas intercorrências relacionadas ao paciente; ? Implementar ações para a prevenção de doenças e promoção da saúde; ? Elaborar e preencher documentos médicos e de rotina administrativa, conforme as normas da instituição; ? Realizar notificações de eventos adversos e incidentes em saúde; ? Prestar suporte nas atividades da coordenação; ? Atuar em conjunto com a direção do hospital e gerência do setor para o alcance das metas assistenciais, de qualidade e segurança do paciente, bem como participar ativamente da elaboração, implementação e monitoramento dos processos de trabalho e protocolos assistenciais necessários para obtenção de acreditação hospitalar; ? Observar os preceitos éticos no decorrer da execução de suas atividades; ? Participar de colegiados, quando solicitado, contribuindo nas demandas e tratativas apresentadas; ? Auxiliar na captação de informações, monitoramento e cumprimento de indicadores e metas previstas em planos de ação do setor; ? Atender a solicitação da instituição para atuar como Preceptor, Tutor, Docente e/ou Coordenador em atividades de ensino; ? Participar, juntamente com a equipe multiprofissional, de reuniões, comissões, programas de vigilância em saúde, biossegurança, epidemiologia hospitalar e prevenção de acidentes, contribuindo no que for necessário, no âmbito de suas competências; ? Apoiar as coordenações hospitalares em assuntos inerentes a sua área de atuação, apresentando e discutindo soluções para problemas e irregularidades, a fim de subsidiar a definição de ações a serem adotadas e auxiliar na busca pela melhoria contínua dos processos da área; ? Participar da elaboração e do aprimoramento dos "Procedimentos Operacionais Padrão" - POP's, utilizando-os em sua prática diária; ? Participar ou atuar, conforme demanda, como facilitador das ações de Educação Permanente, conforme política institucional, no âmbito de suas atividades; ? Zelar pelos materiais e equipamentos sob sua responsabilidade, utilizados na execução do trabalho, a fim de prolongar a vida útil destes; ? Executar o trabalho observando aspectos relativos à segurança no trabalho, utilizando adequadamente os "Equipamentos de Proteção Individual" - EPI's, em todas as atividades, cumprindo a legislação vigente e normas institucionais; ? Apoiar o superior imediato em assuntos inerentes a sua área de atuação, apresentando e discutindo soluções para problemas e irregularidades, a fim de subsidiar a definição de ações a serem adotadas e auxiliar na busca pela melhoria contínua dos processos da área; ? Executar outras tarefas correlatas, com mesmo grau de dificuldade, mediante solicitação do superior imediato.