Formação em PedagogiaParticipar da organização do calendário letivo, das turmas, da distribuição de aulas, das disciplinase da elaboração do horário semanal de aulas;Organizar a hora-atividade dos professores, destinando-a ao estudo, planejamento eaperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem;Orientar os professores no registro dos livros de frequência, em conformidade com as normasvigentes;Implementar a proposta curricular da escola em alinhamento com as políticas educacionais daSEED/PR e as Diretrizes Curriculares Estaduais;Propor projetos de intervenção que visem à melhoria do processo educativo, de acordo com arealidade escolar;Acompanhar o trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores, assessorando-os noplanejamento, na seleção de conteúdos e na transposição didática, em consonância com osobjetivos da proposta pedagógica curricular e com as Diretrizes de cada disciplina;Planejar, em conjunto com o coletivo da escola, intervenções para os problemas identificados emconselho de classe;Coletar os dados referentes ao aproveitamento escolar e comunicar ao coletivo de profissionais daescola e à comunidade;Coordenar a seleção e aquisição de materiais e equipamentos de uso didático-pedagógicos.Incentivar e assessorar os professores na escolha de recursos didáticos para o ensino eaprendizagem dos conteúdos escolares;Coordenar o projeto de formação continuada dos profissionais da escola, visando aoaprimoramento teórico-metodológico;Pesquisar e fornecer subsídios teórico-metodológicos para o estudo e atendimento dasnecessidades do trabalho pedagógico;Organizar reuniões de estudo para a reflexão e aprofundamento de temas relacionados aotrabalho pedagógico da escola;Participar do conselho escolar, subsidiando teórica e metodologicamente as reflexões e decisõessobre o trabalho pedagógico;Incentivar e promover a participação dos estudantes nos diversos momentos e órgãos colegiadosda escola;Assegurar o cumprimento dos preceitos constitucionais, da legislação educacional vigente e doEstatuto da Criança e do Adolescente, como fundamentos da prática educativa;Promover reuniões com pais ou responsáveis pelos alunos matriculados, organizando ecoordenando os conselhos de classe para garantir um processo coletivo de reflexão-ação sobreo trabalho pedagógico;Acompanhar e assessorar os professores na seleção de procedimentos de avaliação dorendimento da aprendizagem, adequando-os aos objetivos educacionais previstos no ProjetoPolítico-Pedagógico (PPP);Organizar o uso dos recursos tecnológicos na escola, assegurando que os professores utilizemessas ferramentas de forma eficaz;Monitorar a frequência dos alunos às aulas, visando evitar o abandono escolar;Incentivar os estudantes à prática de hábitos saudáveis de higiene, contribuindo para a prevençãode doenças transmissíveis, como a influenza A e outras;Realizar formação continuada para sua atualização teórico-metodológica;Apoiar a administração da escola em suas diversas demandas.