Responsável técnico pelo estabelecimento farmacêutico, além de prestar assistência farmacêutica aos clientes e assessorar o gestor e equipe da loja em suas necessidades quanto ao aviamento de receitas e/ou informações sobre medicamentos, bem como promover a venda contribuindo com os resultados esperados pela empresa.
**Responsabilidades e atribuições**
- Prestar assistência farmacêutica;
- Esclarecer possíveis dúvidas, sobre a posologia e formas distintas de administração de medicamentos, de acordo com a necessidade ou solicitações de clientes, mediante leitura, pesquisas junto aos fabricantes, órgãos públicos e privados especializados;
- Atender os clientes de forma humanizada, para a dispensação de medicamentos aos pacientes, ler e interpreta os receituários médicos, buscar o produto, orientar o cliente quanto ao seu uso e aplicação (posologia, cuidados, possíveis efeitos colaterais, etc) e processar a venda, visando a satisfação do cliente e a manutenção dos padrões de qualidade definidos pela empresa para o atendimento ao público;
- Responsabilizar-se pelo processo de identificação de usuários de medicamentos controlados, de acordo com a legislação;
- Orientar e supervisionar os demais colaboradores da sua loja, quanto a atuação na dispensação de medicamentos, sempre que necessário;
- Acompanhar e manter o controle sobre os prazos de validade dos medicamentos, realizando a segregação e o envio de medicamentos para o destino correto;
- Conferir e controlar os estoques de medicamentos, sendo responsável direto pelos estoques dos medicamentos controlados e antibióticos, mantendo o armário de psicotrópicos chaveado e com placa de identificação;
- Manter-se atento à precificação dos produtos expostos e seus prazos de validade;
- Responsabilizar-se pela condição de armazenamento dos produtos e sua reposição, bem como zela pela correta precificação dos itens e estreita observação dos prazos de validade fixados nas embalagens;
- Realizar relatório diário da movimentação dos medicamentos controlados e antibióticos, anexando as receitas das respectivas vendas;
- Realizar balanços (mensais, trimestrais e anuais) das listas obrigatórias da Portaria 344/98;
- Realizar semanalmente a auditoria de estoque dos medicamentos controlados, por meio de sistema informatizado da empresa, mantendo o armário com estoque correto;
- Limpar e organizar o armário dos medicamentos controlados, cuidando o prazo de validade dos mesmos, com intuito de não perder nenhum prazo de validade;
- Orientar os demais colaboradores sobre o correto preenchimento e uso do carimbo de receituários específicos, e quanto ao preenchimento no computador, onde os dados devem ser fiéis às receitas, com todos os campos corretamente preenchidos;
- Promover treinamentos de vendas, mediante controle, supervisão e acompanhamento nos programas Farmácia Popular, dispensação de psicotrópicos, obedecendo às normas, legislações vigentes e negociações realizadas com órgãos públicos;
- Arquivar e responsabilizar-se pela autorização de funcionamento concedida pela Vigilância Sanitária para o sistema informatizado de venda de medicamentos controlados (SNGPC);
- Manter atualizado, arquivado e válido o Alvará Sanitário (ou protocolo-SUS), Autorização de Funcionamento (Anivsa), Licença de Funcionamento (Prefeitura), Certidão de Regularidade (CRF), Alvará dos Bombeiros, Certificado de Dedetização e demais documentos obrigatórios;
- Manter a placa de identificação da farmácia atualizada, contendo: Nome fantasia, razão social, endereço, n° de registro no CRF, CNPJ, inscrição estadual, nome dos farmacêuticos titular e substitutos com n° de registro junto ao CRF e respectivos horários de funcionamento da loja e telefones do CRF, Vigilância Sanitária Estadual e Municipal e PROCON;
- Manter atualizado o Manual de Boas Práticas Farmacêuticas, POP’s e Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGRSS) e os aplica de acordo com orientação;
- Possuir arquivada a cópia do contrato de prestação de serviço com a empresa de coleta de resíduos e da licença de operação e transporte da mesma, junto a Fepan;
- Manter cadastro atualizado anualmente de todos os fornecedores de medicamentos, com autorização de Funcionamento da Anvisa, Alvará Sanitário, Alvará de Localização e Funcionamento, CNPJ, CRF, publicação no DOU (Diário Oficial da União) e autorização especial, quando houver;
- Manter o registro de treinamentos aplicados à sua equipe;
- Emitir relatórios e preencher planilhas diversas para atender à legislação quanto ao controle de medicamentos especiais ou relatar a devolução de medicamentos por prazo vencido;
- Atender a fiscalização de órgãos públicos (CRF, Vigilância Sanitária e outros) providenciando a documentação requerida ou procede aos ajustes necessários apontados pelos Auditores;
- Manter o guia da farmácia digital atualiz