Desde dezembro de 2024 a SPDM/PAIS é responsável, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, pelo gerenciamento do Hospital Cardoso Fontes.
O Hospital Cardoso Fontes é direcionado ao atendimento de média e alta complexidade. É uma das principais referências hospitalares da Zona Oeste do Rio de Janeiro, reconhecida por sua atuação na área de fisioterapia oncológica, ginecologia, nefrologia (sistema urinário) e tratamentos em crianças com insuficiência renal, pneumologia e urologia.
ResponsabilidadesCoordenar a Unidade de Enfermagem, agindo dentro dos preceitos éticos, respeitando sempre os direitos do paciente e família;
Coordenar ações de enfermagem, desenvolvendo estratégias e planos de ação a curto, médio e longo prazo, focando na atenção centrada no cliente, informação, análise e resultados;
Assegurar a retenção, desenvolvimento, desempenho, capacitação, solução de conflitos, troca de comunicação e experiências recompensadas da equipe sob sua responsabilidade, mediante acompanhamento e gestão da área de recursos humanos, de acordo com as políticas estabelecidas pela SPDM;
Implantar sistemas de trabalho, discutindo periodicamente com a equipe, aplicando a revisão das rotinas e elaboração de novos projetos, bem como aprimorar os já existentes;
Acompanhar as ações de enfermagem, elaborando e atualizando os procedimentos padrões da unidade (POPs);
Monitorar e intervir quando necessário na escala de atividades do corpo de enfermagem;
Planejar as escalas dos colaboradores e cobrir possíveis faltas, garantindo que os plantões estejam sempre com quadro completo;
Gerar relatórios de indicadores (referentes a absenteísmo e alguns processos da unidade) através do prontuário eletrônico;
Controlar o estoque de material e acompanhar o funcionamento dos equipamentos da unidade, solicitando manutenção ao setor responsável pela engenharia clínica;
Realizar o monitoramento dos indicadores da Assistência de Enfermagem;
Gerenciar as Comissões de Enfermagem;
Emitir parecer sobre assuntos relativos à Assistência de Enfermagem das áreas sob sua coordenação;
Responsabilizar-se pelas atividades de assistência de enfermagem nas áreas sob sua gestão;
Coletar, monitorar, analisar e divulgar indicadores de desempenho e qualidade;
Zelar pelo cumprimento das disposições legais e éticas no exercício profissional da enfermagem;
Coordenar o processo de trabalho da equipe de enfermagem com o objetivo de garantir indicadores básicos de qualidade nas Unidades Assistenciais;
Realizar gestão estratégica de trabalho, apoiar iniciativas e projetos de interesse do Hospital;
Cooperar com as demais Diretorias do Hospital e assessorá-las nos assuntos de sua competência;
Estabelecer comunicação com a equipe médica e administrativa;
Participar nas ações de formação em serviço que são efetuadas na unidade;
Efetuar a avaliação de desempenho dos Enfermeiros de acordo com a legislação e orientações da Instituição;
Acompanhar as atividades junto à Educação Permanente;
Fornecer relatórios e documentações sempre que solicitado pela Gerência de Enfermagem;
Acompanhar junto ao gestor imediato e Administração de Pessoal a situação de cada profissional da equipe junto ao Conselho Regional de Enfermagem;
Atuar na interface com os diversos serviços na resolução de não conformidades, garantindo o desenvolvimento e avaliação de eficácia de todos os processos referentes à Assistência de Enfermagem;
Realizar as atividades de área/setor, seguindo as determinações do Gestor imediato e padronizações da Instituição.
RequisitosEnsino Superior Completo em Enfermagem;
Pós-Graduação em Gestão Hospitalar, Gestão em Saúde ou Gestão de Pessoas;
Experiência em atuação em Unidade Hospitalar;
Experiência com gestão de equipe;
Trabalho 100% presencial;
Local de trabalho: Hospital Municipal - Cardoso Fontes RJ;
Profissionais de empresas parceiras, fornecedores e/ou prestadores de serviços, vínculo com grau de parentesco ou afinidade no mesmo serviço ou que atuam em outra modalidade contratual, deverão observar normativas de RH vigentes, através de consulta junto ao setor de Recrutamento e Seleção.
Sobre a SPDMASPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicinaé uma associação civil sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, reconhecida de utilidade pública federal, estadual e no município de sua sede.
A Instituição atua nos âmbitos federal, estadual e municipal, em harmonia com suas políticas de saúde e de educação, e também como organização social habilitada em vários estados, na gerência de serviços e organizações de saúde, por meio de convênios e contratos de gestão.
Com o crescimento Institucional, a SPDM vem expandindo sua área de atuação com projetos, em desenvolvimento, na área da Assistência Social e na área Educacional.
InclusãoA SPDM oferece oportunidades de trabalho em suas unidades hospitalares, com plano de carreira, para pessoas com deficiência.
MissãoPromover ações em saúde integradas com a gestão pública, em benefício da população de forma ética e humanizada.
VisãoSer referência em gestão de serviços em saúde, abrangendo todos os níveis da assistência, garantindo atendimento com qualidade à população dos municípios e estados parceiros.#J-18808-Ljbffr