Join to apply for the COORDENADOR ENFERMAGEM - CC/CME role at SPDM/PAIS - Programa de Atenção Integral à Saúde
Coordenar atividades administrativas e assistenciais de enfermagem nas áreas sob gestão, distribuindo tarefas e acompanhando o desenvolvimento das equipes.
Responsabilidades e atribuições
* Planejar e organizar o trabalho da enfermagem, promover e manter o desenvolvimento da assistência de enfermagem;
* Aproximar a tomada de decisão da Gerência de Enfermagem ao nível operacional das atividades fim;
* Estimular o trabalho da equipe por meio da participação, comunicação, do exercício de autonomia e da criatividade;
* Promover e implementar a integração multiprofissional no cotidiano da assistência de enfermagem, bem como, incentivar o processo de sistematização da assistência de enfermagem;
* Planejar e encaminhar as escalas de trabalho do grupo que chefia;
* Incentivar a reflexão sobre a assistência de enfermagem, buscando a eficiência e eficácia no processo de trabalho, possibilitando também, a qualificação do trabalhador de enfermagem;
* Favorecer a descentralização da tomada de decisões, ampliando a participação dos trabalhadores de enfermagem, sem comprometer a eficiência e eficácia da atuação;
* Contribuir para a formação de profissionais da área da saúde;
* Incentivar e apoiar ações de humanização;
* Promover a assistência direta e indireta ao paciente em nível hospitalar e ambulatorial;
* Buscar continuamente o conhecimento da satisfação no trabalho e a realização da assistência de enfermagem de forma eficiente e eficaz;
* Administrar recursos humanos, materiais e recursos orçamentários;
* Participar, convocar e presidir reuniões, transmitir decisões/informações obtidas aos demais trabalhadores da equipe;
* Participar de interconexão entre as respectivas unidades, elaborando normas e rotinas conjuntamente;
* Atuar na interface com os diversos serviços na resolução de não conformidades garantindo o desenvolvimento e avaliação de eficácia de todos os processos referentes à Assistência de Enfermagem;
* Participar das ações de parceria entre a unidade de saúde e as instituições de ensino, considerando a indissociabilidade da relação entre ensino e serviço, apoiando o desenvolvimento de campos de estágio, pesquisa e/ou residência no seu setor de trabalho;
* Apoiar e propiciar condições para aquisição de conhecimentos no campo profissional de estagiários e/ou residentes nas atividades assistenciais sob sua responsabilidade, quando solicitado e conforme avaliação junto ao gestor imediato; exercer a função de orientador de referência para o(s) residente(s) no desempenho das atividades práticas vivenciadas no cotidiano da atenção e gestão em saúde;
* Facilitar a integração do(s) residente(s) com a equipe de saúde, usuários (indivíduos, família e grupos), residentes de outros programas, bem como com estudantes dos diferentes níveis de formação profissional na saúde que atuam no campo de prática;
* Participar, junto com o(s) residente(s) e demais profissionais envolvidos no programa, das atividades de pesquisa e dos projetos de intervenção voltados à produção de conhecimento e de tecnologias que integrem ensino e serviço para qualificação do SUS;
* Identificar dificuldades e problemas de qualificação do(s) residente(s) relacionadas ao desenvolvimento de atividades práticas de modo a proporcionar a aquisição das competências previstas no programa, encaminhando as ao(s) tutor(es) quando se fizer necessário;
* Participar da elaboração de relatórios periódicos desenvolvidos pelo(s) residente(s) sob sua supervisão;
* Proceder, em conjunto com tutores, a formalização do processo avaliativo do residente, com periodicidade máxima bimestral;
* Observar o cumprimento dos aspectos éticos envolvidos na assistência ao usuário, quando os espaços de atendimento e a realização de procedimentos envolva a participação de estagiários, pesquisadores e/ou residentes;
* Participar das oportunidades de formação e desenvolvimento ofertadas como contrapartida pelas instituições de ensino;
* Analisar a logística da unidade para receber campos de estágio e/ou residência (espaço físico adequado, quantidade de estagiários, equipe disponível para apoio e o impacto nas metas assistenciais), definindo a viabilidade de aceite frente às solicitações de instituições de ensino;
* Analisar a regularidade formal dos documentos relacionados a estágios, residências e pesquisas, bem como avaliar as propostas de contrapartida conforme as necessidades do serviço;
* Atender a todos os princípios e critérios de conduta contidos no Manual de Conformidade Administrativa - Políticas e Princípios de Integridade da SPDM;
* Realizar as atividades de área/setor, seguindo as determinações do Gestor imediato e padronizações da Instituição.
Requisitos e qualificações
* Ensino Superior Completo em Enfermagem com Registro ativo no Conselho da Classe.
* Pós graduação / Especialização ou Residência Completa em Centro Cirúrgico, Centro de Material e Esterilização (CME);
* Pós graduação / Especialização cursando em Gestão Hospitalar, Gestão em Saúde, Gestão de Pessoas ou áreas afins.
Informações adicionais
Horário de trabalho: Das 06:00-16:00 (segunda a quinta). Das 06:00-15:00 (sexta)
Local de trabalho: Zona Sul
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