Escolaridade: Ensino Superior completo em Psicologia com CRP Ativo.Experiências de trabalho com crianças e adolescentes. Conhecimento e habilidades: Flexibilidade, dinamismo, relacionamento interpessoal, sensibilidade com as causas sociais, trabalho em equipe, criatividade e comunicação.Conhecimento da política de assistência social, das políticas públicas proteção aos direitos humanos de crianças e adolescentes, bem como da rede de proteção e os serviços públicos que a integram.Organizar as informações das crianças e adolescentes e respectivas famílias, na forma de prontuário individual, mantendo-o atualizado com os registros das intervenções técnicas realizadas com os acolhidos, seus familiares e a rede de atendimento. Acompanhar o processo de adaptação das crianças acolhidas, buscando acessar os acolhidos através do estabelecimento de técnicas para identificação de demandas a serem trabalhadas. Encaminhamento, discussão e planejamento, em conjunto com outros atores da rede de serviços e do SGD, das intervenções necessárias ao acompanhamento das crianças e adolescentes e suas famílias.Elaborar, monitorar, avaliar e atualizar, em conjunto com o técnico de serviço social e demais atores envolvidos, o Plano Individual de Atendimento - PIA.Realizar o acompanhamento psicossocial dos usuários e suas respectivas famílias, em conjunto com o técnico de serviço social e a com a rede de serviços, com vistas a auxiliá-las no processo de superação da vulnerabilidade social identificada, de forma a possibilitar uma reintegração familiar com segurança.Responsabilizar-se pela elaboração, encaminhamento e discussão com a autoridade judiciária e Ministério Público de relatórios periódicos sobre a situação de cada criança e adolescente acolhido.Acompanhar o cotidiano das crianças e adolescentes, avaliando o processo de desenvolvimento e atuando de forma a minimizar os possíveis danos provocados pelo processo de institucionalização, e orientando a realização de atividades que favoreçam o desenvolvimento de habilidades e competências decisivas na formação da personalidade e da sociabilidade.Elaborar pareceres psicológicos e encaminhar crianças e adolescentes para serviços e especialidades voltadas a saúde mental, quando necessário. Mediar um espaço de escuta no cotidiano institucional, fomentando a reflexão de pré-conceitos e a valorização da diversidade.Realizar atendimentos individuais ou em grupos com as crianças e/ou adolescentes com foco socioeducativo e/ou psicossocial.Mediar o processo de aproximação e fortalecimento ou construção do vínculo com a família de origem ou substituta, quando for o caso.Orientar e/ou desenvolver o processo de preparação da criança ou adolescente para o desligamento do serviço.Acompanhar o processo de reintegração familiar, orientando a vivência pessoal e comunitária.