O cargo busca um profissional médico especializado em saúde do trabalhador.
* É necessário ter Ensino Superior Completo em Medicina do Trabalho com pós-graduação ou residência médica em área de concentração em Saúde do Trabalhador;
Desejável:
* Reconhecimento pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação, carga horária mínima fixada pelo MEC;
* Registro no órgão profissional ou registro especial no Ministério do Trabalho ou Educação;
* Conhecimento do Pacote Office.
A Iguá Saneamento valoriza a diferença e trabalha para promover uma cultura ética e inclusiva. Como companhia e time, buscamos a equidade e respeitamos todos os tipos de diversidade.
* Realizar consultas médicas ocupacionais para atestado de saúde ocupacional (ASO) em atividades de admissão, periódicos, afastamentos, demissões, invalidez, retorno ao trabalho, avaliações para enquadramento de PCD (Pessoa com Deficiência), interpretando e avaliando resultados de exames complementares, assegurando a capacidade laborativa dos colaboradores;
* Identificar com outros profissionais as principais medidas de prevenção e controle de fatores de risco presentes no ambiente e condições de trabalho, inclusive a correta indicação e limites do uso dos equipamentos de proteção individual (EPI);
* Planejar, implementar e avaliar programas de saúde, englobando ações de qualidade da saúde física e mental dos colaboradores, estudando e gerenciando informações estatísticas e epidemiológicas relativas à mortalidade, morbidade, incapacidade para o trabalho, para fins da vigilância da saúde e orientação para o programa de vacinação;
* Planejar e participar de campanhas e programas com a segurança do trabalho, Comissão Interna de Prevenção de Acidades, colaborando com o treinamento e orientação dos colaboradores na higiene e prevenção da saúde no trabalho;
* Participar de estudos laboratoriais e perícias, realizar análises processuais e relatórios de sinistralidade relacionados a saúde dos colaboradores, emitindo pareceres técnicos, atividades ou riscos envolvidos e programas de prevenção;
* Estimular a prevenção de acidentes de trabalho ocupacionais, através da conscientização e esclarecimento aos colaboradores;
* Desenvolver atividades, aplicando normas e procedimentos de biossegurança, zelando pela guarda, conservação, manutenção e limpeza dos equipamentos, instrumentos, materiais utilizados, e do local de trabalho, cumprindo com a segurança individual e coletiva, utilizando equipamentos de proteção apropriados na execução dos serviços;
* Manter-se atualizado em relação às tendências e inovações tecnológicas de sua área de atuação e das necessidades da operação;
* Responder pela emissão do Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT), coordenar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e demais programas, assim como, a responsabilidade técnica junto ao CREMESE, atendendo as necessidades legais relacionadas a saúde do trabalho;
* Efetuar o registro das consultas médicas, elaborar subsídio médico para os casos de encaminhamento à Previdência Social (INSS) e afastamento do trabalho, assim como, executar demais atividades correlatas de acordo com a necessidade da operação;
* Seguir as normas internas relacionadas as áreas de qualidade, meio ambiente, compliance, saúde e segurança do trabalho, dentre outras, em busca da melhoria contínua.