Organizar e executar atividades de enfermagem do trabalho, auxiliando e acompanhando as elaborações dos programas (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, Programa de Imunização Ocupacional - PIO, Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde - PGRSS), conforme legislação vigente.
**Responsabilidades e atribuições**:
- Acompanhar os Atestados de Saúde Ocupacional - ASO, conforme legislação vigente.
- Elaborar relatórios ocupacionais (ASOs, Imunização, Absenteísmo, Exames de controle, etc.).
- Realizar controle e registros dos acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e seus dados estatísticos.
- Estudar as causas de absenteísmo, planejando ações para diminuição das taxas.
- Monitorar os acidentes com risco biológico.
- Realizar estudos epidemiológicos dos colaboradores.
- Prestar serviços de primeiros socorros no local de trabalho.
- Prestar assistência de enfermagem aos colaboradores sempre que necessário e fazer os devidos encaminhamentos.
- Auxiliar e acompanhar as elaborações dos programas (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, Programa de Imunização Ocupacional - PIO, Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde - PGRSS).
- Orientar os colaboradores recém admitidos sobre requisitos legais e normativas internas.
- Coletar dados e elaborar relatórios de indicadores do setor.
- Diagnosticar as necessidades de enfermagem do trabalho e elaborar plano de assistência a ser prestada pela equipe de enfermagem do trabalho, em serviço de proteção, recuperação, preservação e reabilitação da saúde do trabalhador.
- Orientar procedimentos executados pela equipe de enfermagem do trabalho.
- Implementar e manter sistema de registro de imunizações dos trabalhadores.
- Participar de campanhas educativas de promoção à segurança e saúde do colaborador.
- Participar da realização de avaliações ocupacionais, identificando as necessidades no campo de segurança, higiene e melhoria do trabalho.
- Elaborar laudos técnicos relacionados às avaliações ocupacionais.
- Monitorar e acompanhar os resultados dos grupos de controle (colaboradores expostos a ruídos, a radiações ionizantes, etc.).
- Realizar visitas técnicas nas unidades, bem como participar do SESMT Itinerante.
- Estabelecer interação com os outros setores, garantindo a qualidade dos serviços prestados.
- Contribuir com o Programa de Educação Continuada, realizando levantamento das necessidades de treinamento e atendendo às convocações de treinamento.
- Aplicar treinamento aos colaboradores de acordo com os seus conhecimentos especializados, bem como avaliar a eficácia dos treinamentos realizados
- Criar e sugerir fluxos e processos de trabalho, adotar medidas de otimização e racionalização, visando melhorar as atividades da equipe e das áreas intervenientes.
- Executar outras atividades correlatas, de acordo com as atribuições próprias de sua unidade operacional, natureza do seu trabalho e local/subsistema de sua área, conforme determinação superior.
**Requisitos e qualificações**
- O cargo requer superior em Enfermagem e registro ativo no conselho de classe.
- Pós graduação em Enfermagem do trabalho.
- O cargo exige experiência na área.
- Conhecimento em normas regulamentadoras, Legislação Saúde do Trabalhador, Vigilância Sanitária, Programas de Saúde Ocupacional, Práticas de Primeiros Socorros.
- Conhecimento em Informática básica
**Desejáveis**:
- Conhecimento avançado em informática.
A Unimed é a maior realidade cooperativista na área da saúde em todo o mundo e também a maior rede de assistência médica do Brasil, presente em 83% do território nacional. O Sistema nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP) pelo Dr. Edmundo Castilho, em 1967, e hoje é composto por 368 cooperativas médicas, que prestam assistência para mais de 19 milhões de clientes e 73 mil empresas em todo País.
Clientes Unimed contam com mais de 110 mil médicos, 3.244 hospitais credenciados, além de pronto-atendimentos, laboratórios, ambulâncias e hospitais próprios e credenciados para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos.
- Somos 344 Cooperativas
- 116 mil médicos cooperados
- 17 milhões de beneficiários
- 2.445 hospitais credenciados
- 119 hospitais próprios
Além de Pronto-atendimentos, laboratórios, ambulâncias, hospitais credenciados para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos.