Formação Acadêmica:Graduação completa em Psicologia, com registro ativo no Conselho Regional de Psicologia (CRP).Conhecimento em desenvolvimento infantil e adolescente:Familiaridade com teorias e práticas sobre o desenvolvimento emocional, social e cognitivo de crianças e adolescentes.Conhecimento de programas e estratégias de intervenção:Experiência com programas de desenvolvimento socioemocional, prevenção ao bullying, orientação sobre saúde mental e habilidades de resolução de conflitos.Formação complementar (desejável):Especialização ou cursos adicionais em Psicologia Escolar ou áreas relacionadas à saúde mental e educação podem ser diferenciais.Apoio ao desenvolvimento socioemocional: Atuar no desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos, promovendo ações e atividades que favoreçam o autoconhecimento, a empatia e a resiliência.Atendimento individualizado: Realizar atendimentos psicológicos breves para alunos que necessitem de suporte emocional, orientação ou encaminhamento para profissionais externos, quando necessário.Apoio e orientação à equipe pedagógica: Colaborar com professores e coordenação para identificar e gerenciar questões emocionais ou comportamentais que possam impactar o desempenho acadêmico dos alunos.Acompanhamento de casos específicos: Acompanhar alunos com necessidades especiais ou que estejam passando por situações que requerem apoio psicológico, como mudanças familiares, dificuldades de relacionamento ou traumas.Parceria com famílias: Promover encontros e orientações para os pais ou responsáveis, com o objetivo de fortalecer o vínculo entre a escola e a família e orientar sobre questões emocionais e comportamentais dos alunos.Desenvolvimento de programas preventivos: Criar e implementar programas de prevenção, como combate ao bullying, educação sobre saúde mental e habilidades de resolução de conflitos.Participação em reuniões pedagógicas: Contribuir com a equipe pedagógica, fornecendo uma perspectiva psicológica sobre os desafios enfrentados pelos alunos e colaborando na criação de estratégias de apoio.Avaliação e intervenção em crises: Estar preparado para intervir em situações de crise, como conflitos graves, emergências emocionais ou comportamentos de risco, oferecendo apoio imediato e orientação.Formação continuada: Participar de treinamentos e capacitações que contribuam para o aprimoramento das práticas de psicologia educacional, mantendo-se atualizado sobre novas metodologias e abordagens.Registro e documentação de atendimentos: Manter registros organizados e confidenciais dos atendimentos realizados, seguindo as diretrizes éticas e legais.