Técnico em Saúde Bucal Coordenação de Enfermagem ConcórdiaPrestar assistência aos pacientes das enfermarias, ambulatórios e bloco cirúrgico realizando cuidados e procedimentos privativos do Técnico em Saúde Bucal, bem como implantar a promoção da saúde bucal junto à equipe multidisciplinar e corpo clínico.
Cumprir normas e regulamentos da instituição e ter como norma o código de ética profissional do técnico em saúde bucal, conhecendo as legislações vigentes relacionadas à profissão.Prestar assistência em saúde bucal segura, humanizada e individualizada aos pacientes, sob supervisão do cirurgiãodentista.
Checar, carimbar, assinar e fazer cumprir a prescrição médica e do cirurgiãodentista no prontuário, dando ciência dos procedimentos, medicações e cuidados realizados.
Conferir os materiais/equipamentos e comunicar a indisponibilidade e não funcionalidade deles ao supervisor cirurgiãodentista.Realizar a higiene oral utilizando produtos específicos conforme protocolo institucional visando o conforto dos pacientes.
Orientar e estimular o paciente a executar o autocuidado, informando sobre higiene, alimentação, utilização de medicamentos e cuidados específicos em tratamento de saúde bucal.Auxiliar o cirurgiãodentista, fotografar a arcada dentária do paciente quando solicitado e realizar outros pequenos procedimentos que foram orientados.
Acompanhar, apoiar e desenvolver atividades referentes à promoção e prevenção de saúde bucal com os demais membros da equipe, buscando aproximar e integrar ações de saúde de forma multidisciplinar.Participar do treinamento e capacitação de técnico em saúde bucal e de agentes multiplicadores das ações de promoção à saúde.
Participar das ações educativas atuando na promoção da saúde e na prevenção das doenças bucais.Participar da realização de levantamentos e estudos epidemiológicos, exceto na categoria de examinador; realizar o acolhimento do paciente nos serviços de saúde bucal; fazer remoção do biofilme, de acordo com a indicação técnica definida pelo cirurgiãodentista.Inserir e distribuir no preparo cavitário materiais odontológicos na restauração dentária direta, sendo vedado o uso de materiais e instrumentos não indicados pelo cirurgiãodentista.
Auxiliar e instrumentar o cirurgiãodentista nas intervenções clínicas e procedimentos demandados pelo mesmo.Executar a organização, limpeza, assepsia, desinfecção e esterilização do instrumental, dos equipamentos odontológicos e do ambiente de trabalho.
Proceder com a limpeza e a antissepsia do campo operatório, antes e após atos cirúrgicos.
Aplicar medidas de biossegurança no armazenamento, manuseio e descarte de produtos e resíduos odontológicos.Processar filme radiográfico; selecionar moldeiras; preparar modelos em gesso; manipular materiais de uso odontológico.
Exercer outras atribuições que sejam de responsabilidade na sua área de atuação.
#J-18808-Ljbffr