Enfermeiro(a) AuditorLocal: Belo Horizonte, MG
Descrição:
Graduação completa em Enfermagem;
Especialização completa em Auditoria em Serviços de Saúde, Auditoria de contas hospitalares ou Auditoria Hospitalar;
Experiência mínima de 6 meses em auditoria para faturamento de contas SUS, em hospital SUS de grande porte;
Desejável experiência com auditoria de OPME ou em Centro Cirúrgico (SUS ou Saúde Suplementar).
Responsabilidades:
Responsável pela pré-auditoria de contas de internações e atendimentos ambulatoriais;
Realizar a auditoria dos prontuários registrando suas ações/intervenções no sistema TASY;
Identificar itens que podem ser cobrados mediante os registros encontrados nos prontuários e promover ações que contribuam para a melhoria do resultado financeiro e redução de glosas;
Controlar os registros de inconsistências dos prontuários e acompanhar a resolução destas dentro dos prazos e acordos firmados entre as unidades assistenciais e o faturamento;
Acompanhar o registro e utilização de medicamentos, materiais especiais e órteses/próteses para compatibilização, adequação dos processos, equidade nas cobranças e redução dos custos;
Acompanhar os processos de desospitalização dos pacientes junto às equipes médicas e de enfermagem com foco no faturamento das respectivas contas;
Analisar as glosas ocorridas e promover ações de recuperação e prevenção de perdas;
Acompanhar e sugerir a elaboração de rotinas assistenciais e administrativas que proporcionem melhoria na qualidade dos registros e redução do retrabalho;
Acompanhar a padronização de formulários e itens que compõem o prontuário para melhoria da informação e adequação do prontuário às necessidades de auditoria;
Acompanhar os registros de prontuários e as cobranças realizadas, relacionando-as com os contratos de serviços terceirizados (prestadores de serviços assistenciais);
Realizar visitas às áreas assistenciais conforme demanda da Coordenação do Faturamento para auditorias técnicas;
Acompanhar e elaborar planos de ação e indicadores para as não conformidades encontradas nas auditorias;
Monitorar os indicadores de performance de auditoria e faturamento, com foco no aumento da receita e metas contratuais do HMDCC com a SMSA SUS-BH;
Controlar as rotinas da Auditoria Médica e promover a distribuição equânime dos trabalhos a serem desenvolvidos conforme orientações da Coordenação do Faturamento;
Coletar dados, elaborar planilhas e relatórios, bem como emitir pareceres técnicos conforme demanda da Coordenação do setor;
Utilizar, quando possível, os dados coletados para otimizar o Serviço de Auditoria: saber apontar custos e incompatibilidades para cobrança, locais onde pode ser feita a redução nos gastos e aumento da receita, bem como dados estatísticos;
Acompanhar os processos de compras relacionados à aquisição de materiais ou itens classificados como especiais para faturamento, para parametrização do sistema;
Manter-se atualizado com as técnicas de enfermagem, legislação e tabelas SUS vigentes, normatizações e protocolos internos, bem como notas e pareceres técnicos emitidos pelo Gestor Municipal;
Realizar as atribuições de Enfermeiro Auditor e demais atividades inerentes ao cargo, seguindo os princípios éticos e legais;
Participar de colegiados, quando solicitado, contribuindo nas demandas e tratativas apresentadas;
Auxiliar na captação de informações, monitoramento e cumprimento de indicadores e metas previstas em planos de ação do setor;
Atender à solicitação da instituição para atuar como Preceptor, Tutor, Docente e/ou Coordenador em atividades de ensino;
Participar juntamente com a equipe multiprofissional, de programas de educação continuada em saúde, comissões permanentes, programas de vigilância em saúde, biossegurança, epidemiologia hospitalar e prevenção de acidentes, contribuindo no que for necessário, no âmbito de suas competências;
Apoiar as coordenações hospitalares em assuntos inerentes à sua área de atuação, apresentando e discutindo soluções para problemas e irregularidades, a fim de subsidiar a definição de ações a serem adotadas e auxiliar na busca pela melhoria contínua dos processos da área;
Participar da elaboração e do aprimoramento do Manual de Procedimentos Operacionais Padrão (POP s), PRSs ou protocolos da área, conhecendo-o e norteando sua prática diária;
Participar ou atuar como facilitador das ações de Educação Permanente, conforme política institucional, no âmbito de suas atividades;
Zelar pelos materiais e equipamentos sob sua responsabilidade, utilizados na execução do trabalho, a fim de prolongar a vida útil destes;
Executar o trabalho observando aspectos relativos à segurança no trabalho, utilizando adequadamente os EPI s em todas as atividades, cumprindo a legislação vigente e normas institucionais;
Apoiar o superior imediato em assuntos inerentes à sua área de atuação, apresentando e discutindo soluções para problemas e irregularidades, a fim de subsidiar a definição de ações a serem adotadas e auxiliar na busca pela melhoria contínua dos processos da área;
Executar outras tarefas correlatas, com mesmo grau de dificuldade, mediante solicitação do superior imediato.#J-18808-Ljbffr