Estimular a segurança aos usuários através do Gerenciamento de Riscos; Fornecer subsídios técnicos na avaliação de questões da Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente relativas a temas técnicos de saúde; Contribuir na avaliação das ocorrências (não conformidades, eventos, incidentes, reclamações, sugestões, elogios e outros; Prestar suporte às atividades de todos os setores envolvidos com questões de garantia e preservação da saúde, contribuindo com orientações e outras ações direta ou indiretamente segurança do paciente.
**Responsabilidades e atribuições**
- Elaborar e cumprir o cronograma de visitas técnicas e de qualificação de fornecedores junto as áreas assistênciais e de apoio.
- Elaborar e cumprir cronograma de auditoria de segurança nas áreas assistênciais e de apoio.
- Assessorar a análise de eventos; incidentes; óbitos, conforme notificações realizadas quanto aos mesmos e propor ações de melhorias;
- Elaborar ações, campanhas e eventos de segurança do paciente.
- Aplicar treinamento aos colaboradores de acordo com os seus conhecimentos especializados, bem como avaliar a eficácia dos treinamentos realizados para a sua equipe.
- Auditar os serviços hospitalares de acordo com a legislação pertinente e diretrizes estabelecidas pelo NQSP.
- Emitir parecer técnico quando solicitado.
- Elaborar relatórios de ações relacionadas a Prevenção de Eventos e Incidentes;
- Coletar dados e elaborar relatórios de indicadores e taxas de adesão aos Protocolos de Segurança do Paciente, bem como apresentar os resultados ao Coordenador da área.
- Identificar, analisar e notificar eventos adversos e/ou desvios de qualidade relacionados ao uso de equipamentos, artigos médicos e kits laboratoriais durante a prática clínica;
- Identificar, analisar e notificar eventos adversos e/ou desvios de qualidade relacionados ao uso de sangue e seus componentes;
- Estimular a participação do paciente na assistência prestada e ações de prevenção de incidentes;
- Reportar ao sistema informatizado da Anvisa por meio de ferramentas específicas os eventos adversos relacionados na legislação vigente.
- Dar suporte na elaboração de instruções de trabalho técnico relacionado ao contexto, se necessário.
- Subsidiar a Coordenação da área na validação de documentos relacionados à assistência em relação a segurança do Paciente.
- Assessorar a assistência no mapeamento dos riscos assistênciais e a implementação de barreiras;
- Remover e descartar em local apropriado resíduos provenientes da execução dos serviços.
- Zelar pela guarda, manutenção, conservação e limpeza dos equipamentos, ferramentas e materiais do seu trabalho.
- Trabalhar em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de segurança.
Participar de reuniões quando convocado.
- Atender às programações de treinamento e desenvolvimento.
- Cumprir com as normas e procedimentos quanto ao uso do uniforme, registro de ponto, horário e escala de trabalho, cronograma de férias etc.
- Criar e sugerir fluxos e processos de trabalho, adotar medidas de otimização e racionalização, visando melhorar as atividades da equipe e das áreas intervenientes.
- Informar a gestão sobre qualquer irregularidade ou suspeita de fraude.
- Posicionar o Coordenador da área sobre as ações e atividades desenvolvidas na área sob sua responsabilidade.
- Executar outras atividades correlatas, de acordo com as atribuições próprias de sua unidade operacional, natureza do seu trabalho e local/subsistema de sua área, conforme determinação superior.
**Requisitos e qualificações** Exigido**:
- Ensino Superior completo em Enfermagem e registro ativo no Conselho de Classe/ COREN.
- Pós-graduação completa ou em andamento na área de Qualidade e/ou Segurança do Paciente.
- Conhecimento em Informática (Nível Intermediário).
**Desejável**:
- Conhecimento de legislação de saúde.
- Experiência profissional na área de Qualidade e Segurança do Paciente.
A Unimed é a maior realidade cooperativista na área da saúde em todo o mundo e também a maior rede de assistência médica do Brasil, presente em 83% do território nacional. O Sistema nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP) pelo Dr. Edmundo Castilho, em 1967, e hoje é composto por 368 cooperativas médicas, que prestam assistência para mais de 19 milhões de clientes e 73 mil empresas em todo País.
Clientes Unimed contam com mais de 110 mil médicos, 3.244 hospitais credenciados, além de pronto-atendimentos, laboratórios, ambulâncias e hospitais próprios e credenciados para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos.
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Além de Pronto-atendimentos, laboratórios, ambulâncias, hospitais credenciados para garantir q