Supervisionar todas as atividades da equipe de técnicos de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva, garantindo os cuidados integrais ao paciente, de acordo com o plano de assistência, atendendo a necessidade de higiene, privacidade, conforto, humanização e segurança dos mesmos, de acordo com os protocolos institucionais. Realizar todos os procedimentos privativos do enfermeiro na assistência ao paciente, conforme legislação vigente. Redimensionar a equipe de trabalho conforme tipo de cuidados do paciente, conforme protocolos vigentes, além de checar as prescrições médicas e relatórios de enfermagem, garantindo a execução dos tratamentos e cuidados necessários ao paciente.
**Responsabilidades e atribuições**
- Supervisionar todas as atividades da equipe de técnicos de enfermagem, garantindo os cuidados integrais ao paciente em situação crítica, de acordo com o plano de assistência, atendendo a necessidade de higiene, privacidade, conforto, humanização e segurança dos mesmos, de acordo com os protocolos institucionais.
- Realizar todos os procedimentos privativos do enfermeiro na assistência ao paciente, conforme legislação vigente. (curativos de lesões por pressão, curativos de cateteres centrais, punção de port-a-cath, passagem de sonda vesical, passagem de sonda nasoenteral/nasogástrica, lavagem gástrica, entre outros).
- Admitir paciente na UTI, conforme protocolo do setor.
- Receber pacientes transferidos de outro setor, procedendo a sua admissão.
- Cumprir os Protocolos Clínicos e de Segurança do Paciente.
- Garantir a continuidade da assistência através do recebimento e passagem de plantão no setor.
- Evoluir em prontuário, registrando as visitas, procedimentos e/ou intercorrências dos pacientes, bem como a data, horário e condutas.
- Participar de visitas multiprofissionais, quando solicitado.
- Supervisionar na organização do prontuário, mantendo todos os documentos em ordem cronológica.
- Registrar na Passagem de Plantão as pendências e informações relacionadas aos pacientes.
- Redimensionar a equipe de trabalho conforme tipo de cuidados do paciente, grau de complexidade do paciente organizando em escala diária, atendendo à demanda e manutenção da assistência de enfermagem nas 24 horas.
- Providenciar junto aos serviços de apoio diagnóstico exames complementares quando solicitados pelo médico.
- Acionar a agência transfusional quando houver solicitação de sangue e derivados, acompanhando o recebimento e administração dos mesmos.
- Realizar a solicitação de materiais para a unidade, a fim de atender às necessidades do plantão.
- Checar as prescrições médicas e relatórios de enfermagem, garantindo a execução dos tratamentos e cuidados necessários ao paciente.
- Supervisionar a administração e checagem de medicamentos.
- Supervisionar e/ou acompanhar o transporte e transferência de pacientes, conforme protocolo institucional.
- Promover a educação e orientação aos pacientes e/ou cuidadores sobre os procedimentos realizados, bem como as orientações de alta.
- Manter junto à equipe de enfermagem a orientação contínua ao acompanhante para sua permanência por todo o período de internação até a alta hospitalar.
- Realizar a SAE (Sistematização da Assistência de Enfermagem), bem como a prescrição de enfermagem diária.
- Assistir a equipe médica, quando necessário.
- Visitar os pacientes diariamente, provendo suas necessidades, acompanhando a evolução e avaliando os cuidados prestados pela equipe.
- Estabelecer interação com os outros setores e unidades, garantindo a qualidade dos serviços prestados.
- Participar das reuniões, eventos e comissões, quando convocado.
- Contribuir com o Programa de Educação Continuada realizando o levantamento das necessidades de treinamento e ministrando treinamentos pertinentes a sua área de atuação.
- Colaborar com a liderança de enfermagem na avaliação do desempenho de sua equipe e no fornecimento feedback da avaliação, contribuindo com o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
- Colaborar na elaboração, implantação e normatização de rotinas, assim como acompanhar os indicadores da unidade.
- Colaborar com a liderança de enfermagem no controle do registro de ponto, banco de horas, escala de trabalho, cronograma de férias, uso de equipamentos de proteção individual e uso de uniformes de toda sua equipe, seguindo a NR32.
- Controlar o uso de equipamento e materiais do setor, solicitar substituição ou consertos, contribuindo com a manutenção e evitando o desperdício.
- Cumprir a proibição quanto ao uso de adornos no ambiente de trabalho de acordo com orientações e normativas da NR 32 e SESMT.
- Prestar informações aos clientes internos e externos sempre que necessário.
- Remover e descartar em local apropriado resíduos provenientes da execução dos serviços.
- Zelar pela guarda, manutenção, conservação, limpeza e funcionament