Todos nós conhecemos a importância da rede profissional quando se procura um emprego. E se desejar um feliz ano novo ajudasse a reativar a sua rede de contatos profissionais?
Mandar um e-mail personalizado para as suas antigas relações profissionais (colegas, supervisores, parceiros, fornecedores) ajuda a relembra-los de sua “existência”. Da mesma forma, ele pode ser mandado para as pessoas que te ajudaram na sua pesquisa de emprego.
Como fazer?
Na sua vida pessoal, não temos tanta dificuldade ao mandar uma mensagenzinha depois de meses de silêncio. Mas na vida profissional, você pode não saber bem como fazer para retomar contato. Desejar um feliz ano novo é um ótimo pretexto!
Regra n°1: o e-mail deve ser totalmente desinteressado e não misturar tudo (como uma candidatura, por exemplo).
Regra n°2: a mensagem deve ser curta. Pode ser a ocasião de dar notícias de sua situação profissional. Não use esse e-mail para mandar uma candidatura. Sutilmente ou não, simplesmente não faça.
Regra n°3: é importante manter um tom profissional ou pelo ao menos adaptado a relação que você tem com o seu interlocutor.
O seu e-mail poderá ser da forma seguinte:
“Bom dia / Boa tarde [nome da pessoa], eu lhe desejo o melhor para 2016, tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Eu espero que o projeto [...] para qual trabalhamos juntos aconteceu como o previsto. Aproveito deste período do ano para lembrar que eu gostei bastante [trabalhar com você / colaborar com você nesse projeto / ...]. Até breve para que possamos conversar mais!”
O objetivo é de retomar contato com pessoas que você não viu a algum tempo, relançando uma dinâmica de conversa. Você pode mencionar a sua pesquisa de emprego, mas não faça disso o objetivo principal do e-mail.
Tem um timing certo?
É bom saber: os quinze primeiros dias de janeiro correspondem à época que todo mundo manda este tipo de e-mail. Para que a sua mensagem não seja esquecida naquele montão, você pode começar a mandar os e-mails desde o dia 31 de dezembro. Você pode continuar a mandar seus votos para o ano novo até final de janeiro.
As redes profissionais: um bom meio para mandar os votos?
Não esqueça que as redes sociais como o LinkedIn podem ser ferramentas interessantes para desejar um feliz ano novo aos seus contatos. Esse tipo de site te dá a oportunidade de ter um contato de forma simples e rápida.
Eu tenho que ser criativo?
Para os perfis “criativos”, os votos podem se destacar pela originalidade. Mas, cuidado para não esquecer que esses votos devem ter um aspecto profissional.
O objetivo do e-mail é um ótimo meio de se mostrar ativo em sua própria rede, de uma forma mais informal. É difícil escapar dessa tradição. É um jeito começar o ano com o pé direito!
Sua opinião nos interessa, compartilhe-a!