Você foi chamando para uma entrevista de emprego. Você gostou desse cargo, mas gostaria de saber qual seria o salário que ele envolve. Como abordar essa pergunta delicada? Ao invés de evitá-la, saiba qual é o momento mais propício para fazê-la. Como estar à vontade e ter os bons argumentos.
A primeira etapa é se informar antes de ir para uma entrevista de emprego. Para isso, você deve levar em consideração o cargo para qual você se candidatou, a área de atuação da empresa, o seu nível de experiência que você tem e que é pedido pela empresa e a cidade onde você trabalharia. Você deve estar bem informado para poder argumentar depois, caso necessário.
Não precisa esperar que o recrutador fale de salário para lançar a discussão, mas não toque no assunto no começo da entrevista. É no final da entrevista que você vai poder se referir à questão ou, se tiver uma segunda entrevista para finalizar o processo seletivo, na segunda entrevista. Os seus argumentos principais para “defender” o seu caso são a sua experiência, o que você tem a mais que pode interessar a empresa e o que você pode observar dos salários praticados para esse tipo de cargo.
Para estar a vontade quando você tocar no assunto, você pode fazer uma pergunta simples ao recrutador como: “você poderia me dizer qual seria o salário para este cargo?”. Deixe-o falar e depois argumente. Você também pode perguntar quais são as vantagens do cargo: parte variável do salário, telefone de empresa, plano de saúde, etc.
Todos esses elementos entram em jogo na questão de aceitar ou não a vaga.
Sua opinião nos interessa, compartilhe-a!