Na matéria “Faça uma carta de apresentação super eficiente!”, você pode ler alguns conselhos para a redação de suas cartas de apresentação. Se você ainda não leu a matéria, o que você deve saber é que a personalização da carta de apresentação vai conquistar a atenç ão do recrutador. Jobijoba selecionou para você uma lista de erros que você deve evitar ao se candidatar.
Erros a evitar na sua carta de apresentação
• Repetir seu CV
Uma carta de apresentação deve acompanhar o seu currículo e não ser uma cópia. Você deve escolher as experiências e os diplomas que tem mais a ver com a vaga.
• Copiar e colar
Internet é fantástica para procurar um emprego. Mas não se pode abusar. Tem sites que oferecem modelos de cartas de apresentação e pode até ser tentador de se apropriar uma delas. Mas sendo “modelos”, os recrutadores já leram e releram esse tipo de carta. Você pode se inspirar mas não copiar/colar.
• Carta de apresentação de duas páginas
Pense nos recrutadores antes de descrever qualquer emprego temporário que você já teve. Você sempre tem que pensar nas competências que essas experiências te trouxeram. Você tem que ser objetivo. Uma página é o máximo para uma carta de apresentação, o ideal sendo ¾ de página.
• Pequenos erros
Erros de digitação ou confusão, se você mandar uma carta de apresentação com um erro no noma da empresa ou do recrutador, sua carta não será vista como profissional. Se você tiver dúvidas, contate diretamente a empresa por telefone.
• Evite voz passiva e formas negativas
Evite ao máximo formulações negativas do tipo “não pude”, “não tenho experiência o suficiente”. Você tem que ser positivo e confiante. Também é bom evitar a forma condicional em uma carta de apresentação.
Sua opinião nos interessa, compartilhe-a!