Uma fusão de empresa gera geralmente um clima desagradável de incerteza: quem vai ficar e quem vai embora? Vão mandar gente embora? Vão fazer de tudo para recolocar as pessoas? Até um simples rumor pode gerar esse clima.
Ana Carla Guimarães, gerente de divisão da consultoria Robert Half, da alguns conselhos para quem vive essa situação.
De acordo com sua entrevista com a Folha de São Paulo, Ana Carla diz que é necessário focar na rentabilidade para evitar demissões. Não adianta gastar tempo ou energia com o que não traz resultados: fofocas, rumores e mal estar.
Ela aconselha o mantimento do ritmo apesar de toda a incerteza e do ritmo. É recomendado mostrar para o futuro empregador que você é um bom elemento que traz bons resultados embora esteja vivendo uma situação complicada. Também, a adaptação da nova cultura deve ser rápida e você deve se desempenhar para se encaixar nessa nova organização. Isso pode ser um fator decisivo.
Quando se é gestor é importante acalmar o clima e ser transparente para “evitar nervosismo e transtornos na equipe” como diz Ana Carla.
Para quem gostaria de mudar de área, é o momento de ser claro e falar com o gestor! Mudanças estruturais vão acontecer e novas oportunidades podem surgir dentro da empresa para mudar de cargo, de departamento ou até para uma promoção! Fique atento.
Para saber mais, leia a matéria na Folha de São Paulo clicando no link seguinte.
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