Antes de começar, você deve saber que tem um erro realmente inaceitável para qualquer empregador que pode fazer que você vai perder todas as chances de alcançar o emprego dos seus sonhos: erros de português.
Se ortografia não for seu ponto forte, tente simplificar o texto e peça para que alguém leia o seu CV (ou vá verificar no dicionário).
Nunca se esqueça que o CV é como seu cartão de visita. A primeira impressão sempre é decisiva e será determinante para sua candidatura. Por isso, tome cuidado não só ao conteúdo de seu CV mas também a sua forma.
• CV e design
Hoje em dia, os recrutadores preferem CV com formato Word ou Pdf pela facilidade de baixar e abrir em quase todos os computadores. Mesmo se você é um expert desses programas, não vá fantasiar o seu CV para surpreender os recrutadores (isso pode também depender da área de atuação da vaga). Os designs originais demais com muitos gráficos e formas, ou até o uso de fontes diferentes para cada experiência não são atraentes. Seja sóbrio e simples: não use cinco cores diferentes nem fontes extravagantes.
Se o recrutador pedir uma foto, escolha bem. Fotos de festas e de férias não são indicadas. Nem fotos antigas. Cuidado com as fotos tiradas pela webcam de seu computador. Tente ter luminosidade suficiente e cuidado com o fundo: não precisa mostrar sua decoração de casa.
• Copiar e colar
Quando um recrutador lê o seu CV, um fio condutor tem que sobresair e mostrar qual é o seu projeto profissional. Escolha bem: destaque as melhores experiências e formações que correspondem mais com a vaga. Um CV confuso e sem título não vai responder de forma adequada a uma vaga de emprego – não tome risco de ser eliminado do processo de seleção por causa de uma incerteza. Então não esqueça o título!
Evite também de mandar o mesmo currículo várias vezes: é impessoal e demonstra uma falta de interesse que pode irritar as empresas. Se você quer que sua candidatura conquiste a atenção dos recrutadores, personalize o seu CV cada vez que você mandar uma candidatura. Capriche todas elas!
Mais uma coisa, a carta de apresentação (ou o email integrando a carta) é decisivo na fase de recrutamento. Veja aqui nossos conselhos para fazer uma carta de apresentação eficiente.
Sua opinião nos interessa, compartilhe-a!