Desde que você começou a procurar um emprego, você não parou de visitar sites de ofertas de emprego e já mandou vários currículos. Você é um expert da candidatura por email e você se candidata até nos sites das empresas diretamente.
Hoje você está na dúvida: será que os empregadores fazem a mesma coisa que você? Será que eles verificam sua identidade no Google?
Se todos os recrutadores ainda não tem esse reflexo, em algumas áreas (como a informática) isso é bem comum e você tem que se preparar. Se você está procurando um emprego em outra área, antecipe a situação: leia nossas dicas para ser visto na internet... pelas boas razões!
Procura de emprego: LinkedIn
LinkedIn é uma rede social profissional de dimensão internacional. Você completou seu perfil e o mantém atualizado? Já é um bom começo. Para uma presença digital eficiente, fique atento com as palavras-chave que você vai escolher para indicar suas competências. Essas palavras-chave são muito importantes: elas ajudam os recrutadores a achar candidatos que correspondem aos perfis que eles procuram.
Na prática, o que fazer?
Eu me coloco no lugar de um recrutador quando eu vou completar minhas competências e eu evito banalidades e clichês: palavras como “motivado”, “dinâmico”, “sério”... não trazem nada de realmente interessante para sua candidatura e não te diferencia. Neste tipo de rede social, eu não mando convite de contato sem me apresentar primeiro. O objetivo desses sites não é de ter uma rede de contatos desconhecidos!
Sites de cadastro de currículo
Talvez você já completou um CV online, além do LinkedIn? A maioria dos sites de ofertas de emprego propõe esse serviço: você preenche seu currículo na página apropriada, e ele fica sendo consultável pelos recrutadores. Completar seu CV em vários sites não tem graça e leva um certo tempo mas isso ajuda a ter uma certa visibilidade na internet. Faça o teste: escreva seu nome na barra de pesquisa do Google. Os primeiros resultados são os seus currículos online e seus perfis nas redes sociais.
Só isso? Não, temos uma boa notícia. Hoje em dia, muitos sites de cadastro de currículo deixam você fazer download de seu currículo em Pdf (ele pode ser mais ou menos bonito, depende do site, você tem que testar para comparar!).
Perfeito para ter uma versão novinha em folha e pronta para ser usada sem ter que passar horas no Word!
Redes sociais
Como? Primeiro porque é o melhor jeito de ser visto na Internet. Se você fizer uma pesquisa com seu nome+sobrenome no Google, você vai achar as páginas de perfil da pessoa nos primeiros resultados. Depois porque as redes sociais podem lhe ajudar a se destacar. Com Twitter e Google+, você pode se expressar sobre um assunto que te interessa (é o ideal para confirmar seu conhecimento sobre essa mtéria). Com Instagram ou Pinterest, você pode mostrar que você é uma pessoa criativa.
Estar presente nas redes sociais pode lhe ajudar na sua procura de emprego.
Na prática, o que fazer?
Eu fico atento e controlo a minha reputação digital em digitando meu nome+sobrenome no Google. Eu gerencio a confidencialidade de todas as minhas contas em sites que não são profissionais –se eu decidir deixar a confidencialidade em “pública”, eu tenho sempre que lembrar que um recrutador poderá acessar.
Blogs
Você gosta de escrever mas não tem tempo para abrir seu próprio blog? Vire colunista para um site/blog! Dentro dos blogs que você mais conhece e lê, muitos procuram colunistas voluntários para escrever artigos. Uma forma de trocar serviços interessante que pode te atrair uma visibilidade positiva e conformar seus conhecimentos em uma matéria.
Na prática, o que fazer?
Eu consulto a lista dos blogs mais influentes de acordo com o assunto que me interessa mais e eu procuro a saber se eles estão procurando um colunista voluntário.
Crédito das fotos: © Rudie, © Alain Wacquier, © Julien Eichinger, © Jaylopez
Sua opinião nos interessa, compartilhe-a!