Nós já passamos todos por esse momento de nossa vida em qual tivemos que fazer um CV. Não é uma tarefa fácil pelo esforço de síntese e sinceridade que ela envolve. Quem nunca teve a tentação de mentir em seu CV ou de descrever de forma minuciosa demais as missões cumpridas em seu emprego de verão quando tinha 16 anos?
De acordo com Adecco, empresa especializada em recursos humanos, 80% dos currículos dos candidatos são rejeitados pelos recrutadores logo nos primeiros segundos de leitura. As principais razões são:
> Falta de informação: é indispensável que a informação básica relativa ao candidato apareça na parte superior do CV (clique aqui para saber quais são os elementos essenciais que devem figurar no seu CV). No mínimo, o nome completo do candidato, seu telefone e seu e-mail devem aparecer de forma clara no CV.
> Má redação: os erros de português e de ortografia demonstram que o candidato não se desempenhou o suficiente na criação de seu CV. Isso não transmite uma imagem positiva. Também é frequente encontrar com um CV mal estruturado onde a informação não está bem ordenada.
O estudo feito pela Adecco também indica que na maioria dos casos, quando os candidatos se apresentam para uma entrevista de emprego, eles não a prepararam. A pesar dos tempos de crise, Adecco afirma que 3 a cada 5 entrevistas marcadas não são concretizadas por causa de ausência dos candidatos.
Sua opinião nos interessa, compartilhe-a!