Achou a oferta de emprego dos seus sonhos? Você tem o perfil certo e seu CV é super operacional (porque você leu nossos conselhos para fazer um bom currículo)? Então não perca tempo e mande uma candidatura online.
Candidatura online: modo de usar?
Para responder a uma oferta de trabalho, é comum ter que mandar sua candidatura ao recrutador por email. Podemos então nos questionar a nós mesmos sobre como proceder: se sabemos o que devemos fazer do currículo (que botamos em anexo e de preferência em formato Pdf), as vezes estamos menos convencidos com a carta de apresentação. Então como fazer? Jobijoba propõe aqui algumas dicas.
É possível escrever sua carta de apresentação diretamento no corpo do email – isso pode ter certas vantagens:
• O recrutador só tem que abrir um anexo: o seu CV. É uma ajuda para ele ganhar tempo... e pra você também: você não presica escrever “segue em anexo, meu currículo”.
• Se tiver menos anexos no seu email, você aumenta as chances que o leiam, empresas podem ter receito por medo de vírus.
• Se o seu email é “atraente” e bem escrito, é um convite a mais para o recrutador abrir o seu currículo.
Transformar sua carta de apresentação em email de apresentação pode ser uma boa escolha: você simplifica as coisas para o recrutador e seu CV tem mais chances de ser lido.
Dicas para um email de apresentação nota dez
Antes mesmo de escrever o corpo do email, tome cuidado com o “assunto”: ele tem que comportar as informações principais e ser claro. Quando se está respondendo a um anúncio de emprego, não esqueça de escrever o código completo da vaga. Para o corpo do texto, seja claro e vá direto ao assunto – até se for escrever poucas linhas, elas tem que ser eficientes. Isso é a primeira coisa que o recrutador irá ler sobre você.
O seu email deve ser escrito com a mesma aplicação que se fosse uma carta de apresentação: personalize seu texto e não copie de um modelo já pronto. Se o recrutador se der conta disto, as chances dele continuar a ler são mínimas.
O corpo do seu email pode ser mais resumido e direto que uma carta que tem mais regras – mas cuidado, o tom não pode ser informal: você é um candidato e não um relaxado!
Mesmo se elas já estão no seu currículo, lembre seus dados no fim do email: fica mais fácil para o recrutador e se ele não consegue abrir o anexo, ele poderá ao menos lhe informar.
Não esqueça de conferir que seu CV está bem em anexo: isso pode evitar um segundo email dizendo “desculpe, esqueci de anexar o arquivo”!
Sua opinião nos interessa, compartilhe-a!