Com o CV, você pode ser um pouco mais criativo e tentar surpreender o recrutador. Mas com a carta de apresentação, você deve ser mais “clássico”. Os recrutedores sabem o que procuram e se a sua carta de apresentação não se destaca, ela não será eficaz. Na maioria dos casos, ela será lida após o seu CV. Por isso, não prescisa recopiar todas as suas experiências ou diplomas.
Conselhos para fazer uma boa carta de apresentação
• Formato
Ela deverá ocupar, no máximo, uma página. Use papél branco liso para dar um aspecto mais profissional. Se você mandar a carta pelo correio, ela deve ser escrita pelo computador, exceto quando a empresa solicitar uma carta escrita a mão.
• Conteúdo
Se você mandou uma mesma carta para diferentes empresas, é bem provável que suas cartas de apresentação nunca foram lidas.
Recrutadores estão cansados de receber dezenas de cartas iguais sem personalidade. Você entedeu bem, uma boa carta de apresentação deve ser personalizada.
• Motivo, competência e disponibilidade
Esses são os três parágrafos que você não deve esquecer quando está fazendo uma carta de apresentação. Caso você não tenha informação sobre o nome da empresa ou do empregador, coloque “Caro recrutador/caro empregador”. Senão, coloque o nome da empresa para personalizá-la. Comece então com o motivo por que está se candidatando, a área que deseja atuar e seu interesse pelo anúncio. Essa primeira parte de sua carta deve prender a atenção do recrutador por ser diferencial.
No parágrafo das competências, mencione sua formação acadêmica e coloque suas características profissionais e objetivos que chamariam atenção do recrutador para a vaga atendida. Se sua candidatura é espontânea, selecioe suas experiências mais importantes e com mais resultados.
No terceiro parágrafo mostre que você está à disposição para uma possível entrevista. Enfim, sempre assine sua carta no final com seu nome, telefone e email para contato.
• “Seduza” o recrutador
Não esqueça que a chave da procura de um emprego é conseguir a seduzir o recrutador com seu percurso profissional. Tente se “vender” mostrando à ele o que você poderia trazer de positivo para a empresa. Assim, o empregador não terá outra escolha além de chamar você para uma entrevista.
Mesmo se a carta de apresentação é algo de bem pessoal, você pode encontrar inspiração graças à modelos de cartas de apresentação grátis.
Sua opinião nos interessa, compartilhe-a!