Está com dificuldades para que te chamem para uma entrevista de emprego? Você acha seu CV vazio, confuso? Uma oferta de emprego parece ser perfeita para você e suas esperanças?
Então você está na dúvida se deve melhorar um pouco o seu currículo para finalmente chamar a atenção dos recrutadores.
A tentação pode ser grande, segue alguns exemplos:
• Você tem um período vazio e não quer explicar?
Bem que você gostaria inventar uma experiência profissional para preencher esse vazio (porque não um contrato temporário ou um aprendizado totalmente imaginado) ou dizer que o contrato antes deste período foi um pouco mais longo do que na verdade...
Cuidado, esse tipo de informação será com certeza averiguado, pelas redes sociais ou direto com sua antiga empresa. Hoje, muitas as empresas pedem referências e podem até ligar para seu antigo patrão para ter mais informações sobre você, suas aptitudes profissionais, suas competências...
• Valorizar demais o seu diploma ou até inventar novos diplomas
O nível de diploma exigido para as empresas é cada vez maior então é bem tentador de transformar uma graduação básica em mestrado por exemplo...
Cuidado, uma cópia dos diplomas pode ser pedida para finalizar o precesso de recrutamento – é melhor não mentir para evitar de ter que dar algumas explicações.
• Sobrestimar suas competências em línguas estrangeiras
Passar duas semanas de férias em um país não significa que você fala a língua fluentemente. Para poder indicar uma língua em seu currículo, tem que ter uma explicação mais coerente (programa de intercâmbio, escola de língua, etc.).
Cuidado, as empresas e agências de recrutamento podem pedir que você passe um teste oral e/ou escrito para testar suas capacidades. Então não precisa mentir, eles vão descubrir a verdade de qualquer jeito.
Exagerar em seu currículo pode até enganar o recrutador no começo. Mas durante a entrevista ele vai rapidamente descubrir que suas competências e experiências não correspondem a realidade. Inventar coisas em seu CV não é necessário e pode até ser arriscado se o recrutador descubrir.
Para compensar esses “brancos”, é melhor destacar seus pontos fortes: dê mais detalhes de suas missões mais importantes e que tem relação com a vaga, ilustre seus projetos com números, fotos, um portfolio... isso tudo depende bastante da sua área e profissão.
Sua opinião nos interessa, compartilhe-a!