Se você não pensa em dezembro e janeiro como um período de férias, você está provavelmente pensando em oportunidade de trabalhar e ganhar uma renda extra para começar o ano com a poupança mais cheia. E até, quem sabe, terminar a temporada com emprego efetivo...
Em que áreas estão as oportunidades de emprego?
Para trabalhar no fim do ano com um contrato de trabalho temporário, as áreas do comércio e vendas, hotelaria e turismo são as que mais recrutam.
Primeiro o comércio. Com o Natal chegando e as liquidações de verão aí, as lojas procuram reforço para suas equipes para conseguir atender todos que vem fazer suas compras de fim de ano.
Depois, todas as empresas ligadas a área do turismo também recrutam nessa época: hotéis, restaurantes, pousadas, bares, etc. O Ano Novo gera um grande movimento nessas estruturas. Por isso, vagas de camareira, recepcionista, garçons e animadores são comuns nessa época. Muitos empregadores veraneios o dizem: se o profissional for eficiente, ele pode até ser contratado além do verão, para o ano todo.
Com mais de oito mil quilômetros de costa no Brasil, as oportunidades são interessantes. Muitas vezes, os trabalhadores do verão não trabalham em seu Estado de origem. É também uma ocasião de viajar.
Também há oportunidades de trabalho em navios de cruzeiro que circulam no litoral do Brasil. Dados da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) revelam que, “de outubro deste ano a maio do ano que vem, 415 cruzeiros percorrerão as praias do Brasil”.
É preciso ter experiência?
Para oportunidades temporárias, os recrutadores não tem muito tempo para formar os novos funcionários. Por isso você deve mostrar sua motivação na hora da entrevista. Insista na sua capacidade e vontade de aprender. Se você não tem experiência, foque na sua motivação e saiba explicar porque você quer tanto essa vaga. O inglês é fundamental, principalmente na área do turismo.
Se você quer continuar na vaga depois desse período, seja eficiente e aplicado no trabalho. Demonstre o seu interesse pelo trabalho e toque no assunto com o seu chefe.
Sua opinião nos interessa, compartilhe-a!