Uma pesquisa de emprego é feita de altos e baixos. Poucas ou nenhuma resposta a suas candidaturas, você passou por entrevistas, mas não foi escolhido, isso acaba afetando o seu moral. Como não ficar “deprê”?
Vamos pegar três celebridades mundialmente conhecidas hoje, mas se a gente olhasse de mais perto, a gente se daria conta que suas carreiras antes de estarem lá em cima, também teve que atravessar obstáculos. Demições, fracassos profissionais, elas também ouviram muitas vezes a palavra que ninguém gosta de ouvir, “não”.
Walt Disney: demitido por “falta de imaginação”
Antes de conhecer o sucesso que sabemos, os estúdios MGM de distribuição do Mickey disseram, ao fundador, Walt Disney, em 1927, que um ratinho não iria nunca funcionar no cinema. Ela daria medo nas mulheres.
Para lançar sua primeira empresa de filmes de animação, este homem, se endividou antes de virar o número um de um grande império de animação. Pior, no começo de sua carreira, Walt Disney foi demitido de sua função de redator por “falta de imaginação”.
J.K Rowling: uma situação profissional complicada
J.K Rowling, que teve tanto sucesso por escrever a saga de Harry Potter, estava desempregada e estava com bastante dificuldades. Mãe divorciada com dificuldades financeiras, ela retomou os seus estudos ao mesmo tempo que ela cuidava de seus filhos. Ela nunca desistiu e seguiu o seu projeto de escrever a saga. Hoje a sua situação profissional e financeira melhoraram muito.
Steve Spielberg: recusado três vezes na escola de cinema
Steven Spielberg que conhecemos todos, foi recusado três vezes na escola de cinema da Universidade Southorn California. Mudando de escola, ele se tornou afinal um cineasta sem diplomas. Ele começou uma formação 35 anos depois do começo de seus estudos iniciais, em 2002. Hoje ele tem um diploma.
O caminho nem sempre é linear em uma carreira profissional. Pesquisas de emprego, recusas, desemprego, podem maltratar o seu percurso. Se existisse um “livro da vida”, um pouco como uma bula, talvez seria bom inscrever nele o fim desse mito. O mito que diz que um percurso profissional bom deve ser constante e perfeito. Aprender que, depois de um fracasso, sempre tem um jeito de voltar a brilhar!
Sua opinião nos interessa, compartilhe-a!